As mulheres representam a grande maioria na área de docência
As mulheres estão dominando muitas áreas relacionadas à educação. Veja abaixo os índices em cada uma delas.
Conforme pesquisas, a educação brasileira é composta em sua maioria por mulheres, sendo 79,2% professoras. Esses dados foram fornecidos pelo Censo Escolar 2022 realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
A área da educação brasileira é composta por sua maioria pelas mulheres
Quando se trata da educação infantil, as professoras estão praticamente na totalidade, cerca de 97,2% se encontram nas creches e 94,2% na pré-escola. Já no ensino fundamental, essa porcentagem é de 77,5%. No ensino médio, 57,5%.
E qual é a faixa etária das lecionadoras?
A grande parte das professoras possui entre 40 e 49 anos (35,2%), sendo a faixa etária predominante em todas as etapas de ensino. Já as mulheres de 30 a 39 anos representam 28,5%. Abaixo delas estão a de 50 a 54 anos com 12,2%, posteriormente de 25 a 29 anos (8,3%) e por fim até 24 anos (3,4%).
E em relação à gestão de educação básica e estudantes de ensino superior?
Elas também representam a maioria na gestão da educação básica, com 80,7% de diretoras. No entanto, quando se trata dos discentes, esse percentual diminui para 49,4%.
Quando os estudos apontaram para os alunos do ensino superior, observou-se que 58,1% matriculados são mulheres, a licenciatura, em específico, temos um total de 72,5% do sexo feminino. Em relação aos estudantes que concluíram os cursos, as mulheres também estão dominando com 61%.
E os homens, estão à frente em algum quesito?
Quando se trata para a docência na educação superior, os homens estão à frente das mulheres. Os mesmos representam 52,98 % os professores nessa etapa.
E na pós-graduação, como estão os índices?
Na pós-graduação, 54% dos estudantes são representados pelas mulheres. Já em relação ao mestrado e doutorado, de 405 mil estudantes, 221 mil são do sexo feminino.
Sobre as bolsas universitárias, elas também estão em maioria. Dados de 2020 dizem que 58% dos bolsistas são mulheres.
Comentários estão fechados.