Descubra como manter a mente no presente com a técnica de ‘Mindfulness’
Ao lado da meditação, mindfulness é uma das alternativas para quem deseja estar presente.
É comum para muitas pessoas conviver com um fluxo elevado de pensamentos com o poder de trazer ansiedade, medo e inseguranças. Embora pareça algo simples, esse mecanismo pode ser prejudicial para sua rotina, com impactos negativos no foco e produtividade. Conhecer o que é “mindfulness” pode te ajudar nesse processo.
Com o mindfulness você passa a treinar sua mente e sua atenção para estarem no momento presente, estando onde a vida acontece. Assim, além de reduzir a ansiedade e o estresse, o mindfulness pode afastar os pensamentos frequentes com o passado ou futuro.
O que é “mindfulness”?
Em português, mindfulness significa atenção plena, que se relaciona com o conjunto de práticas poderosas para te envolver no momento presente, estar mais atento e desfrutar da vida com maior tranquilidade.
No início pode parecer difícil, em especial para as mentes mais agitadas. Porém, com uma prática diária, é possível aumentar a satisfação com a vida e voltar o olhar para as pequenas conquistas diárias.
Não há uma receita de bolo para a prática de mindfulness, e cada pessoa pode fazê-la de uma forma diferente, através de meditações guiadas ou exercícios de respiração.
O ideal é ter consciência do presente, observar os pensamentos sem julgar e saborear com envolvimento e plenitude o momento.
Dicas para viver no momento presente
Mindfulness é muito mais do que uma técnica de atenção plena. É uma forma de trazer mais consciência e intenção para a vivência cotidiana e os hábitos do dia a dia. A seguir, veja cinco dicas para viver no presente com consciência.
Adote a prática do mindfulness como hábito
A consciência do momento presente e os benefícios da prática são vistos principalmente no longo prazo. Assim, adotar o hábito da atenção plena deve ser a prioridade de quem quer reduzir o estresse e viver com maior plenitude.
Seja consistente
Não adianta dar início à prática hoje e passar dias sem fazer. O ideal é manter constância para observar os benefícios do mindfulness.
Recomece quantas vezes for necessário
Se a consistência for um desafio, não se preocupe. Recomece a prática quantas vezes for preciso.
Tenha autocompaixão
O mindfulness ensina sobre autocompaixão e gentileza consigo mesmo, em especial quando há dificuldades para colocar a prática em dia.
Valide sua prática
Você é merecedor de todas as coisas boas que acontecem em sua vida, inclusive quando se senta para dedicar minutos de atenção plena a si mesmo.
Comentários estão fechados.