Você já ouviu falar em mindfulness? Conheça essa prática de relaxamento

O objetivo ajudar as pessoas a desenvolverem uma consciência mais profunda de suas emoções, pensamentos e sensações físicas

A meditação é uma prática milenar que tem sido utilizada para alcançar um estado de calma e tranquilidade mental. Ela envolve uma série de técnicas que permitem ao indivíduo concentrar sua atenção em um único objeto, como um praticante de exercícios físicos ou um mantra, para acalmar a mente e reduzir o estresse e a ansiedade. No entanto, você já ouviu falar e sabe a diferença entre mindfulness e meditação? Confira!

Mindfulness

A mindfulness é uma técnica de meditação que envolve a prática da atenção plena ou consciência plena. A técnica tem como objetivo ajudar as pessoas a desenvolverem uma consciência mais profunda de suas emoções, pensamentos e sensações físicas, e viverem no momento presente, em vez de se preocuparem com o passado ou futuro. Para Luiza Bittencourt, a prática desse procedimento é bem mais simples do que as pessoas imaginam.

“A prática costuma ser da forma mais simples possível: apenas prestar atenção no que está no presente, sem precisar alterar nada. A respiração é a respiração natural do seu corpo no momento”, disse ela. A especialista ressalta que mindulness não é somente uma vertente da meditação, nas palavras dela “é um estilo de vida” e pode usar elementos de apoio, como exercícios de respiração e de visualização.

Para praticar mindfulness, é importante encontrar um local tranquilo e confortável e escolher um objeto de atenção, como um atleta ou um som. Dessa forma, sente-se em uma posição confortável, feche os olhos e comece a prestar atenção ao objeto escolhido, concentrando-se nele e mantendo a mente focada. Confira algumas dicas da especialistas.

  • Adicione 5 minutos de meditação na sua rotina;
  • Mude hábitos simples ( lugar diferente na mesa de jantar, mude caminhos e entre outros);
  • Traga a atenção sempre de volta para o momento presente.

A prática de mindfulness pode ser feita diariamente e pode ser construída em qualquer rotina. Com o tempo, a prática regular pode levar a uma maior sensação de calma e presença no momento presente, melhorando a qualidade de vida.

Vale lembrar que essa não é uma prática religiosa. Esse método é recomendado para pessoas que são muito ansiosas e agitadas, com o objetivo de moldar o seu cérebro de uma forma mais benéfica.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.