Sabe-se que praticar esportes é uma atividade primordial para desenvolver uma vida saudável. Mas nem todo mundo segue esse padrão e, por isso, muitas pessoas acabam caindo no sedentarismo.
Essa situação pode gerar vários prejuízos para a qualidade vida do indivíduo, sendo as doenças um dos mais recorrentes.
Por isso, separamos uma lista para você descobrir quais são as principais doenças causadas pelo sedentarismo. Veja a seguir:
Obesidade

Aumento do colesterol

Atrofia muscular
Se trata da diminuição do volume do músculo, que ocorre devido a uma diminuição do tamanho das células musculares. É causada por desuso é a falta de atividade física, ou seja, os músculos não são usados o suficiente
Aumento da pressão arterial

Trombose

A prática de exercícios estimula a circulação e previne o problema de forma natural. O sedentarismo favorece a formação de trombos (coágulos sanguíneos) nas pernas, o que faz com a circulação fique comprometida.
Depressão

Para evitar essas doenças, o tratamento é o mesmo: a prática de atividade física regular. Além de evitar doenças, essa atividade traz diversos benefícios, tais como:
- Melhora a circulação
- Menor risco de doenças do coração
- Reduz e controla o diabetes
- Ajuda a controlar o peso
- Reduz o risco de pressão alta
- Mantém ossos, articulações e músculos saudáveis
- Promove bem-estar físico e mental
É importante lembrar que sair do sedentarismo não precisa necessariamente praticar um esporte, simples atividades cotidianas como limpar a casa, passear com o cachorro ou caminhar para o trabalho são formas de combater ao sedentarismo.


