Quanto ganha um deputado estadual?
Os deputados estaduais têm papel de nos representar junto a Assembleia Legislativa. Saiba quanto ganha o representante político.
Os deputados estaduais tem a função de legislar, representar e fiscalizar. Além disso, os representantes atuam na Assembleia Legislativa do estado.
Como o próprio nome indica, a instância dos deputados é estadual. Portanto, acompanham o trabalho do governador, conferindo suas ações, e realizando e sugerindo mudanças de acordo com as necessidades dos moradores do estado.
O que faz um Deputado Estadual?
Desta forma, na legislação, o deputado pode apresentar projetos de lei. Cabe a ele apresentar mudanças em leis já vigentes, por meio das Propostas de Emenda Constitucionais (PECs), entretanto, a nível estadual.
Além disso, os deputados também votam em projetos de leis realizados pelo Executivo, ou encaminhadas por algum setor da sociedade.
Os representantes fiscalizam o trabalho e as atividades do governador do estado. Portanto, os deputados podem fazer comissões permanentes de fiscalização, e também as comissões especiais, conhecidas como CPI.
Sendo assim, se for realizada alguma denúncia contra o governador, a função do deputado é realizar as verificações quanto sua vericidade e enviar para órgãos competentes.
Outro campo de atuação dos deputados é o controle sobre as contas do estado, assim como dos impostos estaduais. O representante também tem o poder de definir o salário do governador, do vice, e dos próprios deputados estaduais.
Além disso, como representantes da população, precisam ouvir as demandas e problemas da sociedade, como educação, segurança, e diversos outros, e levar para a tribuna.
Como se trata de um cargo político, para se tornar um deputado estadual é preciso que o interessado seja eleito pela população. Também é preciso que os candidatos cumpram uma série de requisitos. Bem como ter idade superior a 21 anos, estar filiado a um partido político e várias outras.
Quanto ganha um deputado estadual?
De acordo com a Constituição Federal de 1988, os deputados estaduais devem ganhar, no máximo, 75% o que os deputados federais ganham. Portanto, seu rendimento deveria ser de aproximadamente R$ 22.322,25.
Entretanto, o valor se refere ao salário bruto. Os representantes ainda gozam uma série de benefícios, fazendo com sua remuneração final seja maior.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.