Terapia das cores: Como ela ajuda no alívio da ansiedade, da insônia e da dor
As cores exercem grande influência sobre nosso humor e provocam diferentes estados emocionais.
Todo mundo tem uma cor favorita, assim como muitas pessoas deixam de usar determinadas cores por não se sentirem confortáveis com elas. Mas o que era apenas uma preferência pessoal, agora, também é usado no tratamento de certas doenças. A terapia das cores, ou cromoterapia, é um método complementar de equilíbrio corporal.
A capacidade de conseguir perceber as cores é um fenômeno da física estudado na ótica para falar de reflexão da luz. Nesse sentido, cada cor tem um comprimento de onda específico que reflete uma luz. É por isso que vemos azul, verde e amarelo, etc.
Qual o significado de cada cor na terapia das cores?
Quase todos os seres vivos presentes na Terra conseguem perceber as cores, seja através dos olhos, seja através da pele. Desse modo, interagem com o ambiente ao seu redor para se defender ou se beneficiar.
A própria natureza também nos ensina sobre como as cores influenciam diretamente o humor ou a nossa capacidade de atenção.
Por exemplo, há animais potencialmente venenosos ou perigosos que são bastante coloridos, com tons vivos de laranja ou vermelho. E, nesses casos, o ideal é ficar atento para se afastar deles.
De igual forma, quando alguém deseja relaxar, vai para a natureza em busca de conforto e aconchego. Isso pode acontecer em passeios no parque, na praia ou em caminhadas próximas a jardins e árvores.
Isso acontece porque o verde e os tons de azul presentes na natureza evocam uma sensação de calma e acolhimento, com impactos positivos no cérebro e na interpretação das emoções.
Desse modo, a cromoterapia faz o espectro de cores do campo visível complementar tratamentos de saúde como redução da ansiedade, da insônia e até mesmo da depressão, a partir do estímulo provocado no sistema nervoso central.
Comumente realizada em ambientes fechados, nos quais são emitidas as luzes ou a partir da instalação de lâmpadas coloridas em casa, é possível dizer que há o uso da cromoterapia.
A seguir, veja o que significa cada cor:
Amarelo
Associada à atenção, a cor amarela é ótima para quem deseja aliviar o sentimento de desânimo.
Azul
Reduz a agressividade e contribui para o equilíbrio das emoções e no sentimento de paz interior.
Laranja
Ligada ao pensamento criativo e à melhora da capacidade pulmonar, a cor laranja é ótima para o bom humor e a alegria.
Verde
Pode ser usada para alívio e redução da dor, assim como no aumento da calma e do equilíbrio.
Vermelho
Apresenta efeito na melhora da qualidade do sono e reduz a sensação de cansaço e desânimo.
Violeta
Usado em práticas meditativas, o violeta é ótimo para reduzir a agitação mental e o fluxo de pensamentos.
Comentários estão fechados.