Sinais de que você está em um relacionamento tóxico com seu trabalho

Caso note algum destes sinais, fique alerta.

A existência de ambientes de trabalho tóxicos é tão comum em nossa sociedade que dados revelam que 1 a cada 5 pessoas largam o emprego por esse motivo. Assim, é importante estar atento e saber como identificar quando o trabalho é danoso. E, para te ajudar a identificar, selecionamos 4 sinais claros que indicam um ambiente de trabalho tóxico.

Dicas para identificar se seu trabalho é tóxico

Confira agora os principais sinais para verificar se seu ambiente de trabalho é tóxico:

1. Péssima comunicação

Estabelecer um processo comunicativo adequado é um fator essencial para a manutenção das relações, inclusive as laborais. Dessa forma, ambientes de trabalho onde não haja comunicação ou que ela exista de forma incompleta é um sinal claro de um trabalho tóxico.

Essa falha na transmissão de informações, além de inibir o colaborador, atinge o próprio desempenho da empresa. Já que uma comunicação clara entre chefe e funcionários é um ponto-chave para o aumento da eficiência.

2. Crítica e julgamento constantes

A falta de coleguismo no relacionamento entre empregados também é algo comumente encontrado em ambientes tóxicos.

Embora a competitividade seja natural em um ambiente de trabalho, o julgamento constante cria um ambiente de trabalho desgastante, onde existem mal-estar entre os colaboradores e um sentimento disseminado de incapacidade.

3. Exaustão persistente

Embora ambientes de trabalho sejam caracterizados pelo incentivo constante ao esforço e à produtividade, aquelas empresas onde essa filosofia é levada ao extremo, e seus funcionários encontram-se constantemente em estado de esgotamento, tanto físico como mental, são tóxicas.

Além disso, essa metodologia de produtividade exacerbada é muito pouco produtiva em longo prazo. De acordo com especialista, é necessário optar por constância em metas menores, assim como comemoração dos resultados obtidos.

4. Falta de oportunidades de crescimento

O que nos leva a outro sinal importante, o reconhecimento, que é um aspecto-chave na administração de um ambiente de trabalho e que ocorre em sua maioria na forma de bonificações, promoções ou até mesmo por meio de participação nos lucros.

Entretanto, aquelas empresas onde não são oferecidas oportunidades de crescimento para seus funcionários são facilmente consideradas tóxicas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.