Ciclone e condições adversas voltam a assolar duas regiões do Brasil

Algumas regiões do país podem registrar temperaturas abaixo de 5ºC, batendo o recorde de mínima do ano, principalmente ao sul.

Na última terça-feira, 13, a massa de ar polar atingiu o Rio Grande do Sul, resultando em recordes de mínima, como 2,7°C no Belém Velho e 4,9°C no Jardim Botânico, ambos bairros de Porto Alegre. Uma onda de frio atingiu a região Sul, além de ter registrado a queda de temperatura em São Paulo e no Mato Grosso do Sul.  

Junto com a baixa temperatura, os moradores dessas regiões viram o fenômeno da chuva congelada, quando a neve é derretida antes de tocar o solo.  

Ao que indicam as previsões, esse frio ainda vai continuar durante esta semana.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê grandes volumes de chuva e possibilidade de geada nos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo e região Sul do Brasil até a próxima sexta-feira, 19. As mínimas devem variar entre 12°C e 18°C durante esse período.

Nos próximos dias, ainda de acordo com o Inmet, a previsão de um ciclone extratropical pode acontecer na costa entre São Paulo e Santa Catarina na próxima quinta-feira, 15.

Enquanto o Sul e o Sudeste enfrentam essa onda de frio, o Centro-Oeste e o interior do Nordeste vão continuar enfrentando o tempo seco.

Previsão de chuva para ESTAS regiões

Nordeste

As chuvas podem aumentar a partir desta quarta-feira, 14, em Sergipe e no Rio Grande do Norte. A semana seguirá com chuvas na Bahia, em Sergipe e em Alagoas.

Sul

A previsão é que chuvas volumosas comecem no Paraná e em Santa Catarina. Em toda a região, as chuvas fortes podem continuar, com exceção do Rio Grande do Sul.

Norte

É esperada chuva superior a 40 mm no nordeste do Pará, no Amapá, em Roraima e no Amazonas. No Tocantins, em Rondônia e no Pará, o tempo continuará seco.

Sudeste e Centro-Oeste

A previsão é de tempo seco para as duas regiões do país, exceto ao sul de São Paulo e no Mato Grosso do Sul. As chuvas podem chegar a ultrapassar 60 mm.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.