Amazon é processada por enganar clientes para se inscrevem no Prime Video
De acordo com a Comissão Federal de Comércio norte-americana, a empresa também estava dificultando o processo de cancelamento do serviço.
A Comissão Federal de Comércio – ou Federal Trade Comission (FTC), agência governamental dos Estado Unidos – alega que a Amazon ‘enganou os clientes para se inscrever no Prime e complicou internacionalmente o processo de cancelamento.’
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A própria agência fez uma publicação dando detalhes sobre o ocorrido. Nela, é referido que a FTC está tomando medidas contra a gigante do varejo, “por seu esforço de anos para inscrever consumidores em seu programa Prime sem o consentimento deles, ao mesmo tempo, em que torna difícil para os consumidores cancelar suas assinaturas”, explicou.
Amazon sofre processo por “enganar” clientes para se inscrever no Prime Video
A Amazon está sendo acusada de ‘enganar conscientemente’ milhões de consumidores para que se cadastrem inadvertidamente no Prime Video, o seu serviço de streaming.
Para ser mais preciso, é mencionado que a Amazon usou de designs de interface de usuários manipuladores, coercitivos ou enganadores, conhecidos como “padrões obscuros” que induziram os consumidores a se inscreverem em assinaturas Prime de renovação automática.
Ou seja, é comentado que ela usou de táticas de design enganosas que destinavam os usuários para uma escolha específica, meio que forçando os consumidores a se inscrever no Prime sem se dar conta disso.
A empresa também é acusada de complicar o processo de cancelamento do usuário que deseja cancelar o Prime. Segundo a publicação, “o objetivo principal era não permitir que os assinantes cancelassem, mas interrompê-los”.
Além disso, segundo a FTC, a Amazon desacelerou ou rejeitou mudanças porque, conforme destacado na alegação, seriam para que os cancelamentos não afetassem negativamente os resultados financeiros da gigante do varejo.
“A Amazon enganou e prendeu as pessoas em assinaturas recorrentes sem seu consentimento, não apenas frustrando os usuários, mas também custando-lhes muito dinheiro”, comentou a presidente da FTC, Lina Khan.
Durante o processo de pagamento da empresa, os consumidores se deparam com diversas oportunidades de assinar o serviço. É destacado que a opção de comprar itens na Amazon era mais complicado para os usuários localizarem.
Em algumas circunstâncias, o botão que aparece ao consumidor para concluir a transação não apontava claramente que, durante a seleção da opção, ele também concordava em assinar ao Prime para uma assinatura recorrente.
A agência governamental acusa a Amazon de violar a ‘Lei da FTC’ e a ‘Lei de Restauração da Confiança dos Compradores Online’, o que configuraria clara tentativa de burlar os padrões de éticas desse segmento de mercado.
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