Conheça os sinais de que você está vivendo um relacionamento tóxico
Estar consciente sobre os sinais de um relacionamento tóxico é essencial para que você não seja vítima e acabe perdendo a saúde mental. Veja!
Ao navegar pela internet é possível perceber que o debate em relação aos relacionamentos tóxicos tem levantado pontos interessantes. Essa postura das pessoas reflete a necessidade de se discutir novas maneiras de se relacionar.
Afinal, relações abusivas causam muito sofrimento e levam a diversas formas de violência. Portanto, não deixe de avaliar a qualidade das suas experiências amorosas, para preservar a sua segurança.
Aqui estão as principais características de um relacionamento tóxico
1. Você sente que a culpa é sempre sua
Sabe quando algo errado acontece na relação? Muitas vezes o namorado(a) ou marido/esposa acaba colocando a culpa em você. Esse é um sinal de que o outro tenta fugir de qualquer sentimento ruim, transferindo a responsabilidade para você. Nestes casos, até mesmo acontecimentos banais começam a se tornar motivos de discussão.
2. Mentiras começam a ser identificadas
A partir do momento em que uma mentira foi identificada, principalmente quando se trata da ausência, comece a desconfiar. Nenhum casal de verdade tem medo de compartilhar sua rotina, independente da ocasião. Dessa forma, se ele/ela mente com frequência, significa que não é uma pessoa digna de confiança.
3. O silêncio é usado como forma de punição
Assim que você revela que passará um tempo sozinha(o) ou terá uma experiência de liberdade, se o silêncio for usado como punição, fique atenta(o).
Qualquer um que se importe e procura entender o seu lado, opta pelo diálogo. Essa atitude infantil mostra que o indivíduo quer manter o outro em uma situação de dependência.
4. Os seus sentimentos não são levados a sério
Não importa a queixa, se o outro fica no celular ou desmerece as suas emoções, está na hora de repensar o quão recíproca é essa troca.
A falta de afeto é um dos principais sinais de um relacionamento abusivo, porque revela ausência de empatia. Alguém que se utiliza das vulnerabilidades alheias precisa ficar longe.
Essas são algumas bandeiras vermelhas ou red flags, conforme são conhecidos os sinais de alertas de uma relação tóxica. Não ignore nenhum desses aspectos, porque a violência não começa com agressões físicas e verbais, mas sim com comportamentos sutis.
Comentários estão fechados.