Complexo do Alemão receberá novo campus do IFRJ; saiba mais
Conhecido como uma das mais famosas comunidades cariocas, o Complexo do Alemão será lar para o novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
O Complexo do Alemão receberá novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). O anúncio foi feito pelo Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, durante sua visita à comunidade no Rio de Janeiro. O investimento previsto é de R$ 25 milhões para a construção da nova unidade.
O campus será erguido em um terreno que foi desapropriado pela prefeitura do Rio de Janeiro, formalizando o compromisso com o projeto. Autoridades, professores, reitores e membros da comunidade local estiveram presentes na cerimônia de anúncio.
Camilo Santana ressaltou a importância do acesso à educação e disse que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, demonstra grande compromisso com essa área.
Em seu discurso, o ministro destacou que a história mundial já provou que a educação é fundamental para a libertação das pessoas e o desenvolvimento de jovens e crianças.
O projeto
O projeto para a construção do campus ganhou impulso após a visita da primeira-dama, Janja Lula da Silva, ao Ministério da Educação, onde se reuniu com o ministro e com líderes comunitárias do Complexo do Alemão. Na ocasião, foi reforçada a necessidade de retomar a construção da unidade do IFRJ na região.
O prefeito Eduardo Paes destacou que a iniciativa visa promover a inclusão e a igualdade no acesso à educação, atendendo às necessidades dos moradores da comunidade.
O ato de construção do novo campus é resultado da articulação entre o Governo Federal e alguns líderes comunitários do Complexo do Alemão.
Durante sua visita à comunidade, Camilo Santana também esteve na Nave do Conhecimento, na comunidade Nova Brasília, espaço que oferece internet gratuita, cursos de tecnologia, oficinas e lazer para qualificar os moradores localmente.
Investimento federal
Além do anúncio feito no Complexo do Alemão, o ministro da Educação visitou também as obras da Faculdade da Matemática IMPA Tech, que receberá um investimento federal de R$ 16,7 milhões para iniciar suas atividades em 2024 no Rio de Janeiro.
A agenda incluiu ainda uma visita ao Ginásio Experimental Tecnológico (GET) Elza Soares, que oferece ensino em tempo integral, fazendo parte dos planos do MEC de expandir esse modelo de escola para todo o país.
Camilo Santana ressaltou a importância de uma educação de qualidade e conectada para as crianças, e sua equipe, composta por secretários de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, de Educação Superior, e de Educação Profissional e Tecnológica, o acompanhou em toda a viagem.
Comentários estão fechados.