Prefeitura do Rio de Janeiro anuncia a inauguração da Arena Gamer

Com abertura ao público prevista para o fim de julho, o espaço terá como objetivo contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias.

A administração municipal do Rio de Janeiro divulgou o anúncio oficial sobre a abertura iminente da Arena Gamer, programada para o final do mês de julho.

O empreendimento, que foi anunciado nesta terça (16), é uma ideia da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia em colaboração com a Coordenação de Games e eSports, parte integrante do órgão da Casa Civil da prefeitura.

O lançamento da Arena Gamer foi feito na Nave do Conhecimento do Estádio Olímpico Nilton Santos, o Engenhão, onde a Arena será instalada.

Com o projeto, a prefeitura espera que o local se estabeleça como um espaço de inclusão, aprendizado e transformação social por meio da tecnologia.

De acordo com a secretária Tatiana Roque, a Arena Gamer do RJ é a primeira iniciativa pública desse tipo a ser lançada no Brasil.

Tatiana também destacou que, apesar de a Arena atender primordialmente os moradores do entorno do Engenhão, por causa da proximidade, ela estará totalmente aberta a qualquer pessoa.

“Os alunos da Nave são a prioridade, claro, mas a Nave como sempre está aberta a todo mundo, basta vir aqui e se inscrever”, explicou.

Ainda segundo a secretária, o empreendimento é uma ótima forma de oferecer inclusão tecnológica e diversão a jovens de baixa renda.

“A gente está caminhando para um mundo dominado pelas novas tecnologias, então, a gente precisa abrir cada vez mais oportunidades públicas acessíveis para todo mundo, para não deixar ninguém para trás, para que ninguém fique de fora desse novo mundo da tecnologia”, afirmou.

Para finalizar, a secretária contou um pouco dos planos da prefeitura para inauguração da Arena.

“A ideia é que a gente inaugure a Arena Gamer com um campeonato. Já estamos estudando com a Coordenadoria de Games e eSports da prefeitura equipes que possam vir fazer uma competição nesse ato de inauguração da arena”, disse Tatiana Roque.

Mais detalhes sobre a Arena Gamer

Além da capacidade para receber pequenas competições e torneios regionais de jogos eletrônicos, a Arena Gamer desempenhará o papel de centro de treinamento para novas equipes de eSports da cidade do Rio de Janeiro.

Vale destacar que, nas competições, o espaço poderá acomodar até duas equipes compostas por até cinco jogadores cada.

No espaço também haverá um estúdio de transmissão das competições de esportes eletrônicos, camarins destinados às equipes, uma área designada para a equipe técnica e uma arquibancada.

Chandy Teixeira, que é coordenador de games e eSports da Prefeitura do Rio, também esteve no anúncio da Arena Gamer e falou um pouco sobre a importância do empreendimento.

“Uma arena dessa, sobretudo, tem a capacidade de democratizar os games, e mais do que isso, uma arena como essa não é composta só de jogadores. É composta de uma série de profissões que orbitam como comentaristas, narradores, o advogado que vai cuidar das regras do jogo, o administrador do espaço, então essa arena é também é um portal para a nova economia criativa que, como disse o prefeito [Eduardo Paes], move a economia mundial nesse momento”, comentou.

A Arena Gamer também terá espaços destinados a pessoas que não têm tanta familiaridade com games e eSports, mas desejam conhecer esse universo.

No local, está prevista a instalação de uma área só com simuladores, óculos de realidade virtual e outras máquinas de imersão que poderão ser usadas pelos “leigos” no assunto.

Presente na apresentação da Arena, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, destacou a importância da tecnologia e do mundo gamer para a economia brasileira.

“Se a gente conseguir botar o Brasil nesse campo, a gente vai embora e tem um enorme potencial. A gente precisa criar e dar as condições para que a gente tenha essa molecada criando essa tecnologia e ganhando dinheiro”, afirmou.

“Aqui [na Prefeitura do Rio de Janeiro] a gente é amigo pra caramba do eSports. Queremos que esta cidade seja a precursora disso, que seja a precursora da inovação”, finalizou.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.