Independência do Brasil: saiba os principais detalhes por trás do 7 de setembro
O evento marcou o início de uma nova trajetória para o Brasil e marcou o fim de séculos de domínio da coroa portuguesa.
Geralmente, esperamos ansiosamente pelo dia 7 de setembro todos os anos. Isso ocorre porque a data oferece um alento após dois meses inteiros sem feriado (julho e agosto). Além disso, quando essa data cai em uma quinta-feira, quase sempre “enforcamos” a sexta-feira e descansamos por quatro dias seguidos.
Mas o 7 de setembro não é um mero feriado. Você sabe como ocorreu a Independência do Brasil e por que esse evento é tão importante para a nossa história?
A Independência marcou o início de uma nova trajetória para o nosso povo, após séculos de domínio da coroa de Portugal sobre o Brasil.
Continue a leitura e saiba mais sobre este marco na nossa história. Descubra informações das quais talvez você ainda não tenha conhecimento, como: os motivos que levaram à Independência, suas consequências e até mesmo uma segunda data do evento.
Por quê o Brasil declarou sua independência?
Historiadores afirmam que, ao longo do curso da história, muitos conflitos se iniciaram entre os interesses locais e os da coroa portuguesa.
Por exemplo, os monarcas começaram a impor restrições e medidas que impediam o crescimento econômico e político do país.
Em 1808, a monarquia de Portugal veio para o Brasil, fugindo das tropas de Napoleão. Isso causou uma série de mudanças políticas no país, o que favoreceu o clima da Independência.
A cereja do bolo foi que movimentos similares estavam surgindo no mundo todo, como nos Estados Unidos e na Europa. Isso fez com que começássemos a pensar em fazer algo parecido no Brasil.
Terreno fértil
Algumas peculiaridades favoreceram a Independência do Brasil. A primeira delas é o fato de Portugal estar muito distante de nós, o que tornava a locomoção até aqui, assim como a troca de informações entre os dois países, bastante difícil.
Desta forma, decisões e decretos da coroa demoravam muito para chegar ao Brasil. Isso tinha sérios reflexos no contexto das imposições.
E o que aconteceu depois?
Depois que Dom Pedro I declarou a Independência do Brasil, a primeira consequência perceptível foi o sentimento de soberania e, principalmente, de autonomia por parte dos que aqui estavam. Afinal, agora os brasileiros poderiam tomar suas próprias decisões políticas, econômicas e sociais.
Assim, nasceu um novo Estado. Finalmente, nosso país pôde construir sua própria estrutura de governo, com relativa estabilidade política e uma liberdade econômica que contribuiu para o crescimento do Brasil.
Porém, houve muitos desafios sociais. O país ainda tinha questões sérias, como a escravidão, as desigualdades sociais, a falta de infraestrutura e, principalmente, a falta de uma identidade nacional.
Mas você tinha falado algo sobre uma outra data da Independência do Brasil…
Ah, sim! Dom Pedro I proclamou, de fato, a Independência do Brasil no dia 7 de setembro de 1822. Todavia, a informação não se propagava tão facilmente como nos dias atuais. Afinal, ainda não existia a lista de transmissão do WhatsApp.
Dessa forma, a maioria das pessoas que morava no Brasil não ficou sabendo do ocorrido no dia, nem mesmo no mês em que ele aconteceu. A população só soube de tudo em 12 de outubro, outro feriado nacional.
Ah, vale destacar que, nesta data, também começou o reinado de D. Pedro como imperador do Brasil.
Comentários estão fechados.