CUIDADO! Criminosos estão aplicando golpes via SMS; entenda
Saiba como se proteger contra golpes por SMS e evite ser enganado por criminosos. Descubra dicas para identificar mensagens suspeitas neste alerta importante!
Os tradicionais SMS, que já foram a principal forma de comunicação instantânea por celular, agora estão sendo usados de maneira maliciosa por criminosos em uma nova onda de golpes.
As mensagens de texto estão sendo enviadas para potenciais vítimas com conteúdos variados, tais como falsos alertas de bancos acerca de compras suspeitas ou transações bancárias não autorizadas, supostos acessos não autorizados à conta bancária da vítima e até mesmo advertências fictícias sobre a expiração de pontos de programas de milhagem.
O objetivo desses estelionatários é chamar a atenção da vítima de forma suficientemente atraente para induzi-la a tomar ações prejudiciais. Essas ações podem incluir ligar para um número falso de central bancária ou clicar em links enganosos, que podem resultar no roubo de dados pessoais e financeiros.
A estratégia dos golpistas é convincente e muitos indivíduos podem ser pegos desprevenidos. A seguir, apresentamos algumas das estratégias enganosas que os criminosos têm usado como isca para potenciais vítimas.
Golpistas usam SMS para enganar vítimas com falsos links
Uma das táticas identificadas envolve o envio de alertas falsas sobre pontos de programas de milhagem de cartões que estariam prestes a expirar.
Na mensagem, os criminosos se passam por renomadas instituições bancárias e solicitam que os destinatários cliquem no link fornecido para evitar a perda dos pontos.
Ao fazer isso, as vítimas são direcionadas para páginas fraudulentas onde lhes são solicitados login e senha, permitindo que os golpistas tenham acesso a seus dados.
Em outro esquema, os criminosos enviam propostas fictícias de negociação de dívidas, fingindo ser representantes de empresas como Serasa ou Recovery.
Ao acreditar que possuem pendências financeiras, muitos usuários acabam sendo induzidos a clicar nos links fornecidos.
Criminosos direcionam vítimas para falsas centrais de atendimento bancário
Em uma crescente onda de fraudes via SMS, criminosos têm adotado uma tática audaciosa: direcionam as vítimas para centrais de atendimento falsas de instituições financeiras.
As mensagens, geralmente alarmantes, informam que compras em lojas de departamento ou sites foram concluídas usando o cartão da vítima.
Com um número de contato anexado para mais informações, muitas vítimas, preocupadas, acabam ligando e são induzidas a realizar transferências para contas controladas pelos golpistas.
Adicionalmente, são enviadas mensagens informando a falsa aprovação de empréstimos ou efetivação de transferências, como o Pix, solicitando que o cliente entre em contato para esclarecimentos.
Em outro golpe comum, os criminosos alertam sobre um suposto acesso não autorizado à conta bancária da vítima ou sobre a ativação inesperada de um token, levando-a a acreditar que a central de atendimento é genuína.
Um dos relatos mais preocupantes é o de vítimas que foram instruídas a instalar aplicativos em seus celulares sob a premissa de reverter a falsa transação reportada.
Esses aplicativos, no entanto, permitem que os criminosos tenham controle remoto sobre o dispositivo, dando acesso direto ao aplicativo bancário da vítima e possibilitando transferências não autorizadas.
Você já passou por alguma das situações citadas acima? Se sim, permaneça atento para não cair em golpes. Se não, fique de olho em mensagens de SMS suspeitas e jamais clique em links, entre em contato por meio de telefones ou baixe apps indicados por meio desses contatos fraudulentos.
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