Gato corajoso tenta caçar presa enorme e vídeo hilário viraliza na internet; confira
O felino destemido ativou o instinto animal para capturar presa ’10 vezes maior’ que ele. Educador ambiental explica tal atitude.
Gatos são animais com um tipo de personalidade que sempre garante momentos hilários. Um biólogo e educador ambiental divulgou um vídeo de um gatinho que tenta capturar um animal “10 vezes maior do que ele” e explicou os motivos para o comportamento.
O vídeo foi publicado nas redes sociais pelo perfil @biomesquita, voltado para temas ambientais. A publicação, com mais de 3 milhões no TikTok e 250 mil visualizações no Instagram, levantou algumas discussões importantes sobre as atitudes dos gatos e o instinto deles.
Afinal, os animais que vivem livremente estão acostumados a procurar presas que possam ser capturadas facilmente, mas os felinos domésticos nem sempre agem desse modo.
As primeiras imagens do vídeo mostram o exato momento no qual um gato se desloca lentamente em direção a um cervo que se alimenta distraidamente.
Claramente, o felino não vai conseguir realizar o abate, mas o ponto interessante é como o seu instinto incentiva a sua tentativa em ambientes abertos.
(Imagem: Redes sociais/Reprodução)
O instinto de caça dos gatos
Segundo o educador ambiental, os gatos são animais que foram domesticados e “eles não entendem muito bem o papel deles na natureza”.
Como a espécie passou por um processo de seleção artificial, Biomesquita aponta que esses animais agem assim quando estão livres na natureza, pois ainda apresentam um forte instinto de caça. No entanto, os felinos caçam qualquer presa, sem analisar os riscos.
O biólogo ainda explica que, apesar de terem um porte pequeno, o instinto de predador é muito forte nos gatos. Por isso, eles encaram qualquer animal com muita atitude, mesmo que a presa seja maior.
“Exatamente por conta dessa característica dos gatos é muito preocupante quando um gato tem acesso à natureza”, disse o educador ambiental.
Assim, faz um alerta importante, reforçando que animais domésticos, e principalmente gatos, não devem ter acesso à rua ou à natureza, por conta dessa atitude que pode provocar inúmeras situações perigosas para o pet.
A reação da web com a atitude do animal
Muitos seguidores se mostraram impressionados com o caçador. “Imagina se os gatos fossem do tamanho de um cachorro e com esse instinto”, disse um seguidor. Já outro afirmou: “Meta: ter o ego do gato”.
Por fim, outro comentário pediu que o educador ambiental falasse mais sobre a evolução dos felinos e como eram os ancestrais deles.
Comentários estão fechados.