Quem tem CNH categoria B vai poder usufruir de novo recurso em breve; confira
A novidade depende da aprovação de um Projeto de Lei que está tramitando na Câmara dos Deputados atualmente.
A introdução do Projeto de Lei (PL) 3.942/2020, liderado pelo deputado federal Marcio Alvino (PL-SP), trouxe à tona uma discussão importante no cenário das normas de trânsito no Brasil.
A proposta, lançada em julho de 2023, visa modificar as regras para motoristas detentores da CNH categoria B, abrindo a possibilidade de condução de veículos acoplados a reboques com um peso bruto total de até seis toneladas.
Atualmente, tais condutores têm permissão apenas para dirigir veículos que transportam até 3.500 kg ou autocaravanas com um peso total de até seis toneladas.
A iniciativa, se aprovada, representa uma expansão significativa das opções para os motoristas com CNH categoria B, mas também levanta questões importantes sobre a segurança nas estradas e o impacto nas regulamentações de trânsito.
A implementação da proposta
O deputado Alvino destaca um ponto importante: muitas caminhonetes atuais têm um peso em torno de 3 mil kg. Isso torna quase inviável o uso de tais veículos com reboques dentro das regras atuais.
Se o PL for aprovado, ele poderá, de fato, abrir novas possibilidades para esse grupo de motoristas que utilizam caminhonetes em suas atividades diárias.
Isso poderia facilitar o transporte de cargas ou equipamentos adicionais, melhorando as especificidades e a utilidade desses veículos.
(Imagem: divulgação)
O Comitê Especializado em Viação e Transportes da Câmara dos Deputados tomou uma decisão importante ao dar sinal verde para outro PL afim, o projeto 2.400/22.
Este propõe um aumento no peso bruto total permitido que motoristas com CNH categoria B possam conduzir veículos com até 3.700 kg, assim estendendo o limite atual de 3.500 kg e contemplando caminhonetes, vans e trailers.
Vale ressaltar que o peso-limite atual (3.500 kg) é um padrão global utilizado para distinguir vans e caminhonetes (com peso abaixo de 3.500 kg) e caminhões (com peso acima desse valor).
Portanto, a mudança, se aprovada, terá um impacto significativo no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e na regulamentação de veículos no Brasil.
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