A grandiosidade dos maiores parques nacionais do planeta, que são maiores que muitos países

Esses territórios exuberantes exalam o ar puro de natureza preservada e uma verdadeira ebulição de vida de todas as formas.

Os parques nacionais são conhecidos por abrigar belezas naturais. Eles são grandes representações das maravilhas que a natureza tem a oferecer.

Como exemplo, o parque nacional Sagarmatha, no Nepal, protege o Monte Everest, o pico mais alto do mundo, com 8.849 metros.

Também temos como exemplo o parque Canaima, na Venezuela, é o lar da Angel Falls, a cachoeira mais alta do mundo, com 979 metros de queda. Duas atrações impressionantes em destinos naturais únicos. Confira outros!

Os maiores parques nacionais do mundo

América do Sul

Os parques da América do Sul estão localizados em regiões notáveis pela sua escassa densidade populacional, como a Amazônia e a Patagônia.

O atual detentor do título é o Parque Nacional Chiribiquete, situado no sudeste da Colômbia, com uma área colossal de 43 mil quilômetros quadrados.

(Imagem: Guillermo Legaria/AFP/Getty Images/Reprodução)

América do Norte

O Parque Nacional do Nordeste da Groenlândia é uma imensa área protegida que se estende por quase metade da maior ilha do mundo.

Atualmente, ele ostenta o título de maior parque nacional do planeta e é também a maior região protegida terrestre.

Com uma extensão de 972 mil quilômetros quadrados, é difícil explorar toda a sua magnitude. Para se ter uma ideia, ele supera em tamanho muitos estados-membros das Nações Unidas, ficando atrás apenas de 29 deles.

(Imagem: imageBROKER.com/Alamy Stock Photo/Reprodução)

Antártica

A região mais ao sul do nosso planeta ainda não possui parques nacionais, mas conta com a única reserva natural oficial da Antártica: a Área Marinha Protegida do Mar de Ross.

Tal reserva foi estabelecida em 2016 e contempla uma área impressionante de 1,55 milhão de quilômetros quadrados.

É o lar de uma vasta população de animais polares, incluindo pinguins, baleias, focas e aves marinhas, tornando-a um refúgio vital para a vida selvagem nessa região remota e inóspita.

(Imagem: Luis Davilla/Photodisc/Getty Images/Reprodução)

África

O Parque Nacional Namib Naukluft, localizado no oeste da Namíbia, é o maior parque nacional de todo o continente africano, abrangendo uma impressionante área de 49.768 quilômetros quadrados.

O destaque desse parque são algumas das maiores e mais altas dunas encontradas em todo o mundo.

Algumas delas alcançam incríveis alturas superiores a 200 metros. Tais dunas imponentes foram formadas ao longo de milênios de ação das ondas e dos ventos terrestres, que depositaram camadas de areia no deserto mais antigo do planeta.

(Imagem: Martin Harvey/The Image Bank RF/Getty Images/Reprodução)

Europa

Apesar da Europa ser um continente relativamente pequeno em comparação aos demais, muitos dos seus maiores parques nacionais são surpreendentemente espaçosos.

O título de maior parque nacional europeu pertence ao Parque Nacional Vatnajökull, localizado na Islândia, abrangendo uma vasta área de 14.141 quilômetros quadrados.

O local personifica o espírito de “fogo e gelo” que caracteriza a ilha, oferecendo uma riqueza de maravilhas naturais, incluindo vulcões, fontes termais, fiordes e geleiras.

(Imagem: Madalin Olariu/iStockphoto/Getty Images/Reprodução)

Ásia

Apesar de ser o maior continente, a Ásia estava um pouco atrasada na corrida pelos maiores parques nacionais do mundo.

Em 2021, a China estabeleceu o Parque Nacional Sanjiangyuan, que agora ocupa a posição de maior parque nacional do planeta, com uma extensão colossal de 123.100 quilômetros quadrados.

O local contempla uma vasta região do planalto tibetano, que serve como fonte para as cabeceiras dos rios Yangtze, Amarelo e Lansang.

(Imagem: Imaginechina Limited/Alamy Stock Photo/Reprodução)

você pode gostar também

Comentários estão fechados.