Desaparecimento do USS Scorpion: o enigma que a Marinha dos EUA nunca resolveu
Neste artigo, estaremos explorando o caso não resolvido do USS Scorpion, o submarino nuclear que desapareceu sem deixar rastros, desafiando explicações.
O misterioso sumiço do submarino nuclear USS Scorpion em 1968 ainda carrega uma série de perguntas sem respostas sobre o que aconteceu com os 99 homens da tripulação.
Famoso por ser um veículo de ataque, o USS Scorpion foi construído em 1958 para ser uma máquina de guerra de última geração. Assim, ele foi comissionado em 1960 e já era equipado com a tecnologia mais avançada da época.
No entanto, enquanto navegava pelo oceano Atlântico, sumiu do mapa com 99 homens a bordo no dia 22 de maio de 1968.
Segundo os últimos registros, os tripulantes estavam próximos ao arquipélago dos Açores. A partir disso, a comunicação com o comandante foi perdida completamente.
Equipado com ogivas nucleares, o sumiço do submarino se tornou um enigma cercado por teorias, devido à mudança de rota e a probabilidade de evento cataclísmico, segundo a Marinha dos EUA.
(Imagem: US Navy photo/ Wikimedia Commons/Reprodução)
A última missão do USS Scorpion
O último trajeto do veículo começou em fevereiro de 1968 em direção ao Mediterrâneo. Toda a missão foi realizada com sucesso e a tripulação se preparava para retornar. Porém, ele recebeu um comando para espionar uma tripulação soviética.
Por isso, em 21 de maio, os dados reportaram que o USS Scorpion já estava na região dos Açores e retornaria em breve, até 27 de maio. No entanto, a comunicação com a base militar foi perdida.
Alguns dias depois, a tripulação não enviou os relatórios de verificação e as autoridades navais iniciaram uma das maiores buscas da Marinha dos EUA. Até que o seu sumiço foi oficialmente declarado em 5 de junho.
O desaparecimento chocou as famílias da tripulação que não obtiveram nenhuma resposta sobre o que realmente aconteceu. Em um primeiro momento, as justificativas apontavam para as condições climáticas da rota.
Após meses de procura, os destroços do USS Scorpion foram localizados a mais de 3 mil metros de profundidade em outubro de 1968. A partir disso, várias teorias foram criadas para explicar o evento.
Uma das principais é uma falha técnica, já que a máquina tinha sinais de desgastes e alguns problemas de manutenção, por falta de uma fiscalização detalhada.
Outra especulação aponta que o submarino foi atacado pelos soviéticos durante a missão de espionagem nos Açores.
Após décadas do acontecimento, o enigma de um dos submarinos mais importantes dos EUA continua sem resposta.
Até hoje, a Marinha norte-americana nunca conseguiu solucionar o caso, apesar de inúmeras investigações e buscas no local do acidente ao longo dos anos. Conforme evidências coletadas, o submarino afundou devido a uma explosão.
De todo modo, o USS Scorpion ainda é um exemplo dos perigos que cercam os conflitos militares nos oceanos.
Esse sumiço deixou vestígios para especulações e teorias que até hoje não foram confirmadas pelas autoridades militares dos Estados Unidos.
Comentários estão fechados.