Enem: confira as notas máximas e mínimas da edição de 2022 do exame
Com a proximidade do Enem 2023, o Inep divulgou as notas mínimas e máximas obtidas no Enem 2022. Esses números são um vislumbre do que pode vir nessa nova edição!
As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possuem valores mínimos e máximos devido à forma como são calculadas. O sistema de avaliação utilizado no Enem é chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI), uma metodologia estatística avançada.
Nesse sentido, a TRI avalia não apenas se as respostas dos candidatos estão corretas ou erradas, mas também a consistência das respostas em relação à dificuldade das questões.
Na prática, isso significa que a pontuação de um candidato não é apenas baseada no número de questões corretas, mas também no nível de dificuldade das perguntas que ele acertou e errou.
Notas máximas e mínimas do Enem variam a cada ano
Por causa do seu peculiar sistema de avaliação, as notas mínimas e máximas das provas do Enem podem variar de um ano para o outro.
As notas máximas representam a pontuação mais alta que um candidato consegue alcançar na prova, enquanto as mínimas são a pontuação mais baixa possível.
Tais variações ocorrem porque a TRI leva em consideração a distribuição das habilidades dos candidatos e o nível de dificuldade das questões em uma determinada edição do exame.
Nesse contexto, as notas mínimas e máximas são calculadas com base nesses fatores, e não são valores fixos.
Consequentemente, isso faz com que as notas máximas e mínimas se ajustem a cada edição do Enem, refletindo assim o desempenho dos candidatos e a complexidade das questões daquele ano específico.
(Imagem: divulgação)
É importante ressaltar que, enquanto as notas mínimas e máximas podem variar, a escala de pontuação do Enem para a maioria das provas é de 0 a 1.000 pontos. No caso da redação, a escala é de 0 a 1.000 pontos, com critérios específicos de avaliação.
Por isso, a TRI é uma abordagem que visa tornar a avaliação mais justa, levando em conta a dificuldade das questões e o desempenho dos candidatos em relação a essa dificuldade.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as notas mínimas e máximas de cada disciplina do Enem de 2022, realizado nos dias 13 e 20 de novembro daquele ano:
- Ciências da Natureza: mínima de 308,7 pontos e máxima de 875,3 pontos;
- Ciências Humanas: mínima de 287,5 pontos e máxima de 839,2 pontos;
- Linguagens: mínima de 269,9 pontos e máxima de 801 pontos;
- Matemática: mínima de 336,8 pontos e máxima de 985,7 pontos.
Comentários estão fechados.