O hack de criação que mães e pais sobrecarregados estão aplicando com sucesso
De acordo com a Dra. Sue Johnson, tudo depende de uma boa comunicação e de uma dose de atenção aos pequenos. Entenda!
Em entrevista concedida a um podcast especializado em relacionamentos familiares, a psicóloga clínica, autora e terapeuta de casais Sue Johnson explicou quais são os segredos para uma criação de filhos confiantes e mentalmente saudáveis.
Segundo a Dra. Sue, tudo vai girar em torno da construção de uma verdadeira conexão emocional e uma comunicação eficaz.
Basicamente, os pais precisam ouvir atentamente os seus filhos e, em seguida, aconselhá-los de forma suave e sem julgamentos.
Essa simples mudança no estilo parental é uma verdadeira forja para homens e mulheres confiantes e mais fortalecidos contra problemas psicológicos e emocionais no futuro.
Comunicação suave: a chave para o sucesso parental
(Imagem: divulgação)
É bem verdade que a tarefa de criar filhos não é nada fácil, apesar de ser extremamente gratificante.
Sobretudo nos tempos em que vivemos, educar um novo ser é um desafio e tanto, visto que todos os principais detalhes da personalidade de alguém são adquiridos da lida diária com seus pais, ainda na infância.
Porém, a Dra. Sue Johnson afirma que a prática da comunicação suave, porém firme, possibilita o correto repasse de informações e instruções cruciais para as crianças, à medida que estabelece um ambiente saudável em casa.
Em um trecho de sua entrevista ao podcast citado acima, a Dra. Sue exemplificou o “poder” da comunicação suave.
“Eles (os pais que se comunicam suavemente) geralmente se aproximam e baixam a voz, falando suavemente com as crianças. E o que isso faz? A mensagem de relacionamento repassada por essa atitude é ‘Eu estou aqui. Estás segura comigo. Estou aqui para ti. Vejo você”, diz a psicóloga.
Noutro trecho do programa, Sue Johnson explica o outro lado da moeda, quando não há uma boa comunicação dos pais para com os filhos.
“A maioria das pessoas que vêm a mim traumatizadas com sua família de origem sempre dizem a mesma coisa. Dizem coisas como ‘ninguém me viu. Eu era invisível'”, relata.
Os benefícios de falar suavemente
Comunicar-se suavemente é dizer aos filhos, por meio de um comportamento, que eles são importantes e que não estão ali apenas para receber ordens.
Ainda de acordo com a Dra. Sue Johnson, isso traz vários benefícios, tais como:
Geração de resiliência emocional
Pais que falam mais mansamente encorajam seus filhos a se expressar e dizer o que há dentro de si. Do contrário, as crianças podem ficar intimidadas, com medo da repreensão.
Quando sabem que vão ser aconselhadas e corrigidas com amor em vez de “levar broncas”, as crianças passam a desenvolver inteligência e resiliência emocional, aprendendo a lidar com seus medos.
Aumento da autoestima
Uma vez tendo aprendido a lidar com seus fantasmas devido ao lastro emocional dado por seus pais, as crianças tomam ciência a seu respeito e começam a desenvolver a autoestima.
Isso acontece porque nada que a criança expresse parece ser suficientemente forte para obtê-la, uma vez que seus pais insistem em explicar o quanto ela é forte, inteligente e boa no que faz.
Fortalecimento do vínculo pai-filho
Se você considera seus pais como seus melhores amigos de fato, e não apenas por uma imposição social ou “da boca pra fora”, possivelmente teve uma criação suave e atenciosa.
Comunicar-se suavemente tem o poder de criar vínculos e fortalecer os já existentes. Portanto, invista em ser o melhor amigo do seu filho!
Incentiva as crianças a serem empáticas
À medida que é tratada com dignidade e respeito por seus pais, as crianças aprendem a reproduzir isso com os outros.
Em outras palavras, pessoas amargas, insensíveis e cruéis podem ter sido criadas por pais que não se comunicavam bem. Por outro lado, indivíduos empáticos, sensíveis e que gostam de ouvir os outros, provavelmente foram criados por pais que se comunicavam de forma suave.
5 passos para promover uma comunicação suave com seus filhos
Para finalizar, vamos ensinar, com base no que disse a Dra. Sue Johnson, o que é necessário para comunicar-se suavemente com os filhos. Os passos são basicamente esses:
-
Pratique a escuta ativa, sempre deixando seu pequeno dizer o que há dentro de si;
-
Evite levantar a voz ou reclamar com ele(a) excessivamente;
-
Apoie-o, conforte-o e validade suas expectativas, sempre com otimismo em suas palavras;
-
Incentive-o a sempre ser sincero e jamais guardar mágoas;
-
Seja um exemplo para o seu filho, comunicando-se suavemente também com outras pessoas além dele.
Comentários estão fechados.