Fim da CNH à vista? Descubra como os carros inteligentes podem mudar o jogo
Com o aumento do uso da Inteligência Artificial nos veículos, a obrigatoriedade da CNH entra em discussão.
Com o avanço da Inteligência Artificial (IA) e do uso de Machine Learning, a realidade dos carros está passando por uma grande transformação. O uso da IA já tem auxiliado no funcionamento dos carros, fazendo com que eles fiquem mais eficientes e autônomos. Além disso, os modelos também ficam mais seguros, visto o uso de sensores, troca de informação com outros veículos, câmeras e outras opções digitais, utilizando as conexões V2X (Vehicle to Everything).
Veja também: Montadora europeia anuncia que vai colocar o ChatGPT em seus carros; veja
Os carros inteligentes possuem a capacidade de evitar colisões ao reconhecer pedestres e outros veículos, além de interpretar sinais de trânsito e até mesmo lidar com situações completas, como interseções e rotatórias. Além dessas funções, diversas outras, como o controle de velocidade e distância de outros carros, já é uma realidade nos carros mais modernos.
Futuro dos carros autônomos
Cerca de 80% dos acidentes envolvendo carros autônomos ocorrem por culpa dos motoristas que estão nos carros comuns. Já os outros 20% ocorrem devido ao uso inadequado da tecnologia dos veículos. Dessa forma, é possível prever que a direção do veículo será cada vez mais transferida para os processadores dos carros autônomos.
Segundo a pesquisa “Autotrader: Car Buyer Journey”, feira pelo Gartner em 2022, até 84% dos motoristas prefeririam utilizar o seu tempo dirigindo para realizar outras atividades. Assim, os carro inteligente tem potencial para revolucionar o mercado da mobilidade, funcionando como uma espécie de motorista particular para o proprietário.
Ao pensar nessa possibilidade, a mobilidade se torna mais acessível para idosos e Pessoas com Deficiência (PcD), permitindo que eles facilmente se desloquem pelas cidades.
Carros autônomos podem acabar com necessidade de CNH?
Ao imaginar um carro que se conduz sozinho, muitas questões passam a ser consideradas. Uma das principais é a necessidade da CNH para conduzir esses veículos, visto que eles serão dirigidos por seu sistema de IA. Atualmente, o sistema de metrô em algumas linhas já funciona de forma inteligente, com o maquinista sendo responsável por outras funções, não a condução do metrô.
Dessa forma, a expectativa é de que esse mesmo sistema chegue aos carros, visto que trilhos virtuais já estão sendo planejados nas cidades mais modernas. Com os carros mais inteligentes e seguros, é possível que a CNH se transforme e deixe de parecer com o modelo e função que ela possui atualmente.
Comentários estão fechados.