Se você for ao mercado e encontrar cebolas assim, NÃO compre!
Algumas cebolas começam a ficar manchadas e as pessoas costumam ter dúvida sobre a possibilidade de usá-las em receitas ou realizar o descarte.
Antes de tudo, lembre-se que ao comprar legumes é importante observar inúmeros detalhes. Por exemplo, a cor, o tamanho, o cheiro e a textura podem indicar a qualidade dos produtos, mostrando quais estão em perfeito estado.
Veja também: O consumo regular de duas bebidas reduz o risco de demência e Parkinson
Dito isso, evite comprar vegetais que estejam murchos, machucados, podres ou com sinais de pragas e doenças. Quanto às cebolas manchadas, é imprescindível se orientar pelo aspecto exterior, priorizando raízes inteiras e não descascadas.
Como é o aspecto de uma cebola fresca?
Primeiramente, uma cebola fresca apresenta casca seca e firme, sem manchas ou furos. Logo, deve ser pesada em relação ao seu tamanho e ter um cheiro suave e adocicado, visto que o menor sinal de apodrecimento causa odores ruins.
Em seguida, ao preparar qualquer refeição, verifique se a parte interna apresenta coloração branca ou roxa, dependendo da variedade. Dito isso, espera-se um visual transparente e sem sinais de brotação ou mofo, ligados à decomposição.
Cebolas manchadas apresentam infecção fúngica
Essa infecção é causada por um fungo chamado Alternaria porri, que ataca as folhas e o bulbo das cebolas. Portanto, é possível que a infestação ocorra na plantação ou durante o armazenamento em feiras e supermercados.
As folhagens ficam amareladas e secas, e a base revela manchas escuras e úmidas. Infelizmente, é impossível cortar a área afetada e salvar o que restou, devido ao risco de contaminação após o uso de utensílios na cozinha.
Estes são os riscos para a saúde de consumir fungos
Por último, vale dizer que os fungos produzem substâncias tóxicas chamadas micotoxinas, que causam alergias, intoxicações, infecções e até câncer. Embora seja apenas um risco, é necessário prezar pela prevenção.
Além disso, a ação de microrganismos altera o sabor, o aroma e a textura dos alimentos, tornando-os impróprios para o consumo. Por esse motivo, é recomendado descartar os alimentos que estejam contaminados.
Comentários estão fechados.