Cuidado! Erro do Google Drive deleta arquivos desde maio de 2023
Os usuários relataram que seus arquivos sumiram misteriosamente. Entenda a situação e saiba como evitar a exclusão!
Usuários do Google Drive começaram a semana tendo problemas com os seus arquivos armazenados na nuvem. O serviço do Google responsável por armazenar dados de milhões de pessoas está enfrentando um erro que já sumiu com os arquivos de mais de 140 pessoas. Um dos primeiros relatos sobre o caso aconteceu na última semana.
Veja também: ALERTA para quem tem conta Google: ela pode ser excluída em breve!
Segundo o usuário dono do relato, identificado como Yeonjoong, todos os arquivos salvos após maio de 2023 sumiram de forma inesperada. Ele afirma que não houve exclusão acidental por sua parte e que nenhum dado foi movido para a lixeira da nuvem.
Além disso, os passos de recuperação recomendados pelo próprio Google também não funcionaram. “Aconteceu a mesma coisa comigo! Estou em pânico”, afirmou outro usuário em um fórum da plataforma. “Todos os meus arquivos modificados ou criados desde maio desapareceram. Milhares de arquivos e pastas. O suporte está trabalhando nisso há mais de uma semana”, comentou um usuário afetado pela mesma questão.
Como se proteger do erro do Google?
O Google anunciou que está ciente do problema e que mais usuários informaram sobre o ocorrido. “Isso agora está sendo investigado por nossos engenheiros de produto (…) estamos aguardando uma análise da causa raiz e como podemos corrigi-la”, anunciou o Google. O time de suporte anunciou nesta segunda (27) que ainda não consegue “oferecer uma solução”.
Dessa forma, a única recomendação feita pela empresa até o momento é de não realizar nenhuma alteração na pasta raiz do Drive. Esta pasta é a principal, que lista as demais pastas e arquivos salvos na nuvem.
A previsão é de que uma correção definitiva seja liberada ainda nesta semana, conforme anunciado pelo Google. Contudo, mesmo com essa medida divulgada, o Google não informou se os arquivos que foram perdidos serão recuperados. Por fim, a dica é não alterar nenhuma pasta ou arquivo no Drive até que a falha seja completamente resolvida.
Comentários estão fechados.