Seu sobrenome é um destes 6? Você tem raízes europeias!
Aqui estão seis exemplos de sobrenomes que indicam uma ascendência europeia.
Muitas famílias brasileiras carregam em seus sobrenomes histórias que cruzam oceanos, ligando-as à Europa. Esses sobrenomes, comuns no Brasil de hoje, são vestígios dos tempos de colonização e das ondas de imigração europeia.
Por isso, trouxemos seis sobrenomes que revelam uma herança europeia, mostrando como a história de um povo pode ser contada através dos nomes que passam de geração em geração.
Pereira – o sobrenome das regiões de peras em Portugal
O sobrenome “Pereira” é típico de Portugal e tem uma origem bastante direta e simples: refere-se a pessoas que nasceram em regiões onde se cultivavam peras.
Não há mistérios ou conexões com a realeza em sua origem, é uma homenagem direta à fruta e à árvore que a produz.
Camargo – raízes na Espanha
“Camargo” é um sobrenome comum na Espanha, originário do século XIII. Está associado ao Vale de Camargo em Santander, Cantábria. A origem exata do termo é incerta, mas acredita-se que possa ter conexões com a língua celta de 3 a.C.
Carvalho – um sobrenome Ibero-Judeu
Carvalho é outro sobrenome de origem ibérica, popular entre os judeus portugueses. Ele simboliza longevidade e resistência, características associadas à própria árvore de carvalho.
Fernandes – “filho de fernando”
Sobrenomes terminados em “es” ou “ez”, comuns em Portugal e Espanha, geralmente significam “filho de”. Assim, “Fernandes” indica “filho de Fernando”. Era um sobrenome muito usado na Idade Média e também pode aparecer como “Hernández”.
Nogueira – ligado a uma Região e a árvores de nozes
O sobrenome “Nogueira” tem origem na região de Torre de Nogueira, em Portugal. Ele não só se refere a uma localidade específica mas também está associado às árvores que produzem amêndoas e nozes.
Macedo – de regiões com macieiras em Portugal
Finalmente, “Macedo” é outro sobrenome que aponta para uma região específica de Portugal, sugerindo uma origem em áreas repletas de macieiras.
Esses sobrenomes são pequenas pistas que revelam as conexões históricas e culturais do Brasil com a Europa. Cada um carrega uma parte da história e reflete as diversas influências que moldaram a sociedade brasileira ao longo dos séculos.
Comentários estão fechados.