Vai pegar um avião? 5 restrições com aparelhos eletrônicos que você deve saber
Os aparelhos eletrônicos têm restrições e devem ser cuidadosamente organizados quando forem levados nos voos. Entenda as regras.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) regula o transporte de objetos em voos comerciais no Brasil. Ao viajar, os passageiros devem acompanhar todas as regras para levar a bordo somente aquilo que é autorizado. Por isso, veja agora quais são os aparelhos eletrônicos que exigem cautela ao serem levados nos voos.
Para evitar problemas, os passageiros devem ter atenção às regulamentações antes de embarcar. Pois alguns itens podem ser barrados e impedidos de serem carregados com você, somente no porão. Enquanto outros devem estar na bagagem de mão preferencialmente.
Aparelhos eletrônicos em voos
Entre as restrições, a Anac orienta sobre a importância de isolar baterias para prevenir acidentes, principalmente no caso de aparelhos com risco de queima. É sempre importante considerar as recomendações especificadas para cada tipo de bateria e seguir as orientações dos fabricantes.
É recomendado ainda que os passageiros evitem o uso de aparelhos eletrônicos que emitam ondas eletromagnéticas, como telefones celulares, especialmente durante a turbulência, pois isso pode interferir nos sistemas de comunicação da aeronave.
Os passageiros devem ler as regras da ANAC e da companhia aérea antes de embarcar, assim como desligar os aparelhos eletrônicos durante a decolagem e o pouso e colocar todos eles no modo avião durante o voo. Atenção ainda maior para os seguintes casos:
- Câmeras digitais e notebooks em voos: podem ser despachados, mas o ideal é que sejam levados na bagagem de mão, protegendo contra danos e evitar que sejam ligados de forma não intencional.
- Veículos recreacionais portáteis: podem ser levados tanto no porão quanto na bagagem de mão, desde que os dispositivos estejam desligados, com baterias isoladas.
- Drones: a Anac também exige o isolamento da bateria para prevenir ativações involuntárias.
- Carregadores portáteis e power banks: podem ser levados somente na bagagem de mão, sendo que as baterias devem ter até 160 Wh e fiquem isoladas.
- Cigarro eletrônico: eles devem ser levados na bagagem de mão, mais uma vez com o correto isolamento da bateria e a limitação de até 160 Wh.
Comentários estão fechados.