Telescópio da NASA capta novas e impressionantes imagens de Urano; confira
Estamos diante de mais uma obra prima do Telescópio Espacial James Webb.
Na última segunda-feira (18), a NASA revelou uma imagem fresca do planeta Urano capturada pelo seu Telescópio Espacial James Webb. Esta nova visão permitiu uma análise minuciosa dos anéis interior e exterior do planeta, juntamente com várias das suas 27 luas.
Durante a década de 1980, as imagens obtidas pela sonda Voyager 2, também da NASA, pintavam Urano como uma esfera azul uniforme. Essa representação tornou-se a imagem oficial do planeta naquela época.
Entretanto, o James Webb, com sua capacidade de capturar comprimentos de onda infravermelhos, revelou uma complexidade muito maior na aparência deste gigante gasoso.
“Foto” captada pelo James Webb. (Imagem: NASA, ESA, CSA, STScI/reprodução)
Agora é possível observar uma camada sazonal de nuvens no polo norte de Urano, composta por uma cobertura interna de brancura resplandecente e uma faixa escura situada abaixo dela. Além disso, enormes tempestades luminosas adornam a região.
A expectativa dos astrônomos está voltada para o próximo solstício de Urano, que ocorrerá em 2028. Eles almejam observar possíveis modificações na estrutura dessas recentes descobertas, buscando compreender as mudanças meteorológicas e aprofundar o entendimento da atmosfera uraniana.
Comentários estão fechados.