Os carros devem ter novos itens de segurança obrigatórios em 2024; veja quais
A medida foi determinada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Em uma resolução que deveria ter entrado em vigor no dia 1º de janeiro de 2021, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estabeleceu que os veículos fabricados no Brasil deveriam contar com uma série de novos equipamentos de segurança.
Por causa da pandemia de COVID-19, que estremeceu as bases do setor automobilístico brasileiro, as novas regras foram adiadas para o início de 2024. Mas agora, sem mais espaço para adiamentos, os novos itens já começaram a ser adicionados aos veículos.
Vale destacar que essa extensão no prazo de adequação foi conseguida pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), que conseguiu o adiamento alegando as dificuldades enfrentadas pelas montadoras na pandemia.
(Imagem: divulgação)
Quais são os novos itens obrigatórios nos veículos?
Resumidamente, os seguintes itens tornaram-se obrigatórios para veículos fabricados a partir de 1º de janeiros de 2024:
-
Controle de estabilidade;
-
Luzes diurnas;
-
Alerta de cinto de segurança afivelado no painel;
-
Teste de impacto lateral;
-
Ferramenta de indicação para frenagem brusca;
-
Indicador de cinto de segurança não afivelado;
-
Repetidores de seta nos retrovisores e pára-lamas.
Também passaram a vigorar novas regras relativas aos testes de impacto aos quais os carros são submetidos antes de ficarem disponíveis para compra.
Vale ressaltar ainda que os novos itens listados acima são obrigatórios para carros de passeio (sedãs, SUVs, peruas, hatches, etc), utilitários, vans, ônibus, caminhões e caminhonetes.
Em especial, os controles de estabilidade têm a inclusão classificada como urgente em todos os tipos de veículos “pequenos”. A partir de 1º de janeiro de 2025 a regra estender-se-á a caminhões e outros veículos pesados.
Comentários estão fechados.