Inmet revela previsão de temporais para o Sul e Sudeste do Brasil nos próximos dias
De acordo com a instituição, a previsão do tempo será para esta quinta e sexta-feira (19).
Nesta quinta-feira (18), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de tempestades, abrangendo uma ampla área que inclui os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. O aviso é válido até a manhã de sexta-feira (19).
Segundo informações do Centro Virtual Para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos em São Paulo, há uma considerável possibilidade de o extremo litoral sul paulista ser atingido por chuvas intensas e ventos fortes.
No Paraná, o alerta cobre todo o litoral, bem como a região metropolitana de Curitiba e áreas centro-oriental, centro-sul, norte-central e Norte Pioneiro.
Esta última região engloba 46 municípios paranaenses próximos à divisa com São Paulo. Em Santa Catarina, as tempestades previstas impactam a Grande Florianópolis, o Vale do Itajaí e as regiões norte e sul do estado.
Quanto ao Rio Grande do Sul, estado já afetado por chuvas nos últimos dias, o alerta abrange a região metropolitana de Porto Alegre, Noroeste e Nordeste Rio-Grandense.
Saiba como se proteger mesmo em meio aos temporais.
Cuidados essenciais durante o temporal
O instituto alerta que, em caso de forte rajada de vento, as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores. Motoristas, se necessário, devem evitar estacionar próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Em ambientes domésticos, é recomendável desligar aparelhos elétricos, desconectando os plugues da tomada. Para auxílio ou orientações, a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) estão disponíveis.
Segundo os meteorologistas do Inmet, nas próximas horas, a região enfrentará o risco de queda de granizo, acompanhado de intensas chuvas que podem variar entre 30 e 60 milímetros/hora em todas as áreas mencionadas.
Além disso, os ventos podem atingir até 100 quilômetros/hora, aumentando consideravelmente os perigos de quedas de árvores e alagamentos. Por isso, se puder, não saia de casa durante o temporal.
Comentários estão fechados.