Mais de 402 mil bolsas para o Prouni estão disponíveis a partir desta sexta-feira (19)

Os estudantes devem usar a nota do Enem para concorrer às vagas.

A partir de hoje, sexta-feira, 19 de janeiro, o Ministério da Educação (MEC) lança a oferta de 402.092 bolsas para a primeira edição de 2024 do Programa Universidade para Todos (Prouni). Desse montante, 304.638 são bolsas integrais, enquanto 97.454 são parciais, correspondendo a 50% do valor.

Conforme informações do MEC, esta edição destaca-se como a que apresenta a maior quantidade de bolsas desde a inauguração do programa, ocorrida em 2005.

A busca por informações pode ser realizada pelos interessados por meio do portal Acesso Único ao Ensino Superior, que traz detalhes sobre as vagas abertas. Ao todo, são 15.482 cursos oferecidos por 1.028 instituições participantes do programa.

Divisão do quantitativo de vagas

Os estados com o maior número de vagas são São Paulo, com 103.282 oportunidades, seguido por Minas Gerais (39.640), Paraná (35.572), Rio Grande do Sul (27.297) e Bahia (21.905).

Para visualizar a lista completa de vagas disponíveis em cada estado e verificar a quantidade em sua região, clique aqui. No site do MEC, há um artigo específico contendo a lista detalhada do número de vagas.

Essa constitui apenas a etapa inicial do Prouni 2024. A segunda chamada está programada para ocorrer no segundo semestre, abrangendo as vagas remanescentes da primeira chamada e novas oportunidades que podem ser disponibilizadas ocasionalmente.

Pré-requisitos

A fim de concorrer às bolsas integrais do Prouni, os candidatos devem demonstrar uma renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Além disso, é necessário que o candidato tenha participado do Enem 2023 e não tenha obtido nota zero na redação do exame, além de ter alcançado, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas.

Esses constituem os requisitos mínimos para a participação, entretanto, não garantem automaticamente a classificação ou o acesso a uma das vagas disponíveis.

* Com informações da EBC – Agência Brasil

você pode gostar também

Comentários estão fechados.