O seu cãozinho de estimação de fato entende algumas coisas que você diz, revela estudo
Talvez esse seja o segredo da boa relação construída entre humanos e cachorros ao longo dos milênios.
Em um estudo recente publicado na revista Applied Animal Behavior Science, cientistas da Universidade da Colúmbia Britânica fizeram uma descoberta que revela uma nova faceta da inteligência dos cães.
Na amostragem, foi descoberto que o ato de obediência de cachorros treinados advém da capacidade desses animais de literalmente entender as palavras de seus tutores.
Aliada à capacidade de concentração e percepção instintivas desses animais, a habilidade de interpretar palavras cria o “combo perfeito” responsável por dar aos cães a alcunha de “melhor amigo do homem”.
Detalhes do estudo
Na referida pesquisa, os cientistas responsáveis observaram cerca de 165 cães domésticos enquanto alguns comandos eram dados. Com isso, foram identificadas 89 palavras que podem ser consideradas como familiares para os dogs.
Dentre essas palavras, a maioria tem a ver com comandos diretos, a exemplo de “para”, “senta”, “deita”, “pega” e muitas outras. Quem diria, não é mesmo?
(Imagem: divulgação)
Os pesquisadores fizeram questão de utilizar cães de diversas raças, tamanhos e idades para ter um melhor panorama da capacidade cerebral desses animais nas mais diversas condições de vida.
Com isso, foi possível constatar que qualquer cachorro tem a capacidade de acumular um vocabulário de até 200 palavras de comando, demonstrando capacidade cerebral de uma criança de dois anos de idade.
Por fim, também ficou claro que o adestramento e a paciência em ensinar os animais são fatores primordiais no alargamento da capacidade de decorar palavras e entender comandos. Diferente de nós, humanos, os cães não conseguem aprender muita coisa sozinhos, além do que o seu próprio instinto de sobrevivência já programou para eles.
De qualquer forma, essas constatações científicas nos dão um vislumbre do potencial de inteligência que os cachorros de fato têm. Por isso são tão importantes na história da humanidade!
Comentários estão fechados.