Exemplos de Modelos de Negócios que Você Pode Usar No Seu
Modelos de negócios dizem respeito a como uma empresa entrega e captura valor.
Modelo de negócio é a forma pela qual uma empresa cria valor para seus principais públicos de interesse. Em outras palavras, é a fórmula que transforma time, produto e gestão em receita, lucros e retorno para os acionistas.
Existem vários tipos para diversos segmentos. Startups, por exemplo, precisam agir diferente de empresas tradicionais no planejamento.
Antes de começar qualquer negócio, é preciso averiguar questões como:
- A sua proposição de valor: o que você oferece que é único no mercado?
- Os clientes: para quem você vai vender?
- Suas atividades: qual o produto ou serviço ofertado?
- Suas parcerias estratégicas: que empresas ajudarão a compor melhor essa oferta?
- Suas fontes de receita: como você cobra, e quais são os drivers de receita?
- Sua estrutura de custos: quais drivers são geradores de custos?
- Os recursos: qual a infra-estrutura, recursos ou serviços de base?
- Os canais de comunicação e distribuição: como o produto chega até o cliente?
- O relacionamento com o cliente: como a empresa se comunica com ele?
Dentro dessa perspectiva, a inovação é um pilar que vem sustentando diversas ideias e alavancando enormes sucessos. Empresas como Airbnb e Netflix inovaram em seus modelos de negócios ao entregar novas formas de hospedagem e entretenimento e se tornarem lucrativas por isso.
Dentro disso, uma alternativa para as empresas se tornarem diferentes das que já existem é a criação de novos modelos de negócios.
Mas, como fazer isso?
Primeiro de tudo, deve-se pensar fora da lógica de sua área de atuação. Por exemplo, ao invés de pensar: o que todo restaurante deve ter, pense exatamente no que ele pode ter que nenhum outro tem.
Uma boa ideia é se inspirar em modelos de negócios usados por empresas de áreas diferentes das suas.
Exemplos de modelos de negócios inovadores
Add-on
Sua premissa é baseada no preço inicial cobrado pelo serviço ser baixo e competitivo no mercado. Contudo, são cobrados valores por serviços adicionais. Por exemplo, a Ryanair oferece passagens aéreas de até 1 euro, mas cobra para despachar a bagagem e pelos serviços a bordo, como refeição, wi-fi e escolha de assentos.
Isso permite que os consumidores escolham os serviços que desejam de acordo com suas necessidades e renda. Já a empresa consegue atrair muitos clientes com o preço baixo e eleva suas receitas cobrando pelos serviços adicionais.
Flat rate ou taxa única
Os clientes pagam uma taxa pelo produto e consomem a quantidade que desejar. É o caso de empresas como a Netflix ou de restaurantes que cobram um valor pela refeição e permitem que o cliente coma à vontade.
Nesse caso, os clientes sabem exatamente quanto irão gastar e a empresa tem maior previsibilidade de suas receitas, trabalhando intensamente para aumentar a base de usuários.
Freemium
Nesse modelo a empresa oferece serviços básicos gratuitos e opções de serviços premium pagos. É o caso de empresas como Spotify, LinkedIn, Dropbox e vários aplicativos de jogos.
Para o cliente, a vantagem é poder experimentar antes de pagar ou seguir usando o serviço gratuito que lhe satisfaça. Para se livrar de anúncios e continuar curtindo todos os benefícios, muitos acabam aderindo ao upgrade oferecido.
Já a empresa ganha dinheiro ao oferecer um serviço gratuito atrativo, que demonstra sua qualidade como forma de vender serviços premium que realmente gerem valor para o cliente.
Robin Hood
Nessa abordagem, os produtos e serviços são vendidos pelo preço “cheio” para clientes de alta renda e a preços baixos ou de graça para a população de baixa renda. É o caso da empresa TOMS Shoes, que usa o modelo um para um. A cada par de sapatos vendidos uma pessoa de baixa renda recebe um par de sapatos gratuitamente.
Esse é um modelo que ajuda a empresa a realizar sua missão social, garantindo receita dos produtos vendidos, ao mesmo tempo em que ajuda a população de baixa renda.
Fonte: Blog Sempreende.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.