O que é Startup? Definição, exemplos, startups brasileiras

O modelo de negócio ainda é recente, mas vem atraindo cada vez mais adeptos ao tipo de empreendimento.

0

Com a avanço da sociedade e das tecnologias, várias novas formas de negócio surgem quase que diariamente. Uma delas são as startup. Embora o termo seja usado com frequência, muitos ainda não sabem o que significam.

Sendo assim, vamos para sua definição. startups são formas de negócios temporárias, com um modelo ainda estável. Ou seja, um negócio que começou recentemente, e que ainda está buscando seu próprio molde, uma forma sólida. Entretanto nem todo novo negócio é uma startup.

Desta forma, são empresas que ainda estão procurando modos de operação, formas de monetização e um mercado. Os sócios desses negócios também são estáveis.

Alguns exemplos de empresas que começaram como startups e que hoje são bem sucedidas são o Facebook, Twitter e até mesmo o Google.

Escalável

Além disso, as startup são consideraras escaláveis. Portanto, sua receita é desproporcional ao aumento do custo. Para explicar esse conceito, primeiro vamos explicar um modelo de negócio não escalável.

Se uma fabricante caseira de chocolates fabrica 50 bombons por dia, e o fluxo de clientes aumenta, tornando a quantidade insuficiente para tantos consumidores, ela deve deve aumentar sua produção.

Para isso, ela aumenta materiais, mão de obra, talvez até espaço. Sendo assim, seu negócio é proporcional. Já no modelo escalável, os lucros são desproporcionais. Isso porque as tecnologias permitem tal condição.

Se uma empresa que cria um aplicativo de um jogo, por exemplo, e tiver 300 downloads por dia ela continuará com a mesma organização. Se esse número quadruplicar, possivelmente ela aumente apenas a força dos servidores. Por isso a desproporcionalidade.

Repetível

Um negócio repetível é aquele que consegue entregar aos seus clientes o mesmo produto, entretanto em escala quase ilimitada. Sendo assim, não são necessárias adaptações e customizações, principalmente se demandarem de muito trabalho humano.

Basicamente, o fornecedor já deixa todas as variáveis preparadas, assim o custo do negócio diminui drasticamente.

Desvantagem

O modelo de negócio é novo. Portanto não existem manuais perfeitos de como fazer uma startup ser bem sucedida. O caminho do empreendimento é incerto, sendo assim, os investimentos para a área também é baixo.

Como a maioria dos negócios são novos, é preciso que se prove sua funcionalidade, eficácia e rendimento para conseguir atrair investimento.

Startups brasileiras

No Brasil, algumas empresas desse seguimento vem traindo atenção, não só de financiadores, como também de clientes, se tornando cada vez mais popular.

Talvez você não saiba, mas muitas das empresas queridinhas do momento são startups. Sendo assim, confira abaixo uma lista com várias startups brasileiras:

  • 99Pop;
  • Nubank;
  • Arco Educação;
  • iFood;
  • Loggi;
  • Agilize;
  • Stone;

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.