Legião de cigarras deve tomar os Estados Unidos num fenômeno raro e curioso
Estimativamente, isso só acontece a cada 200 anos.
Em breve os Estados Unidos serão “invadidos” por bilhões de cigarras adultas do tipo não periódicas que vão passar sua temporada de reprodução (que dura cerca de seis semanas) no país.
De acordo com cientistas, nesse período será possível escutar os insetos cantando alto e ininterruptamente, como já é bem característico da espécie. Passada a época de reprodução, as cigarras devem colocar seus ovos e morrer para completar o ciclo natural.
A cigarra não periódica é um inseto de hábitos bastante interessantes. Elas possuem entre 13 e 17 anos de vida, passando quase todo esse período em estado larval dentro do solo, sobrevivendo da seiva das árvores.
Quando alcançam seu estágio adulto, as cigarras eclodem da terra e saem para se reproduzir. Esse tempo de “vida adulta” dura apenas algumas semanas e serve para que elas se acasalem, botem ovos e depois morram, dando espaço para uma nova geração.
(Imagem: wirestock/Freepik/reprodução)
Um evento raro
Situações como a atualmente vivida nos EUA, com bilhões de cigarras tomando o país, são bem raras de se acontecer. Segundo cientistas, a última vez foi em 1803 e a próxima acontecerá em 2245.
Como explicamos acima, a eclosão de ninhadas de cigarras é algo normal e periódico, e que ocorre em todo o mundo. Porém, mais ou menos na metade deste ano pelo menos duas ninhadas gigantescas vão eclodir ao mesmo tempo nos Estados Unidos, por isso essa situação curiosa.
Estima-se que a legião de cigarras chegue a pelo menos 17 estados norte-americanos. Contudo, o único incômodo é mesmo o barulho que elas fazem, já que não mordem, transmitem doenças ou atacam plantações.
Inclusive, as cigarras podem até servir de alimento para animais e seres humanos. Ademais, em poucas semanas todos esses bilhões de novos insetos estarão mortos.
Comentários estão fechados.