Receita Federal alerta: CUIDADO com o golpe da declaração do Imposto
O golpe da declaração chega por mensagem de texto ou e-mail. A falsa mensagem aponta divergências nas informações declaradas.
A Receita Federal emitiu um alerta aos brasileiros, sobre um golpe relacionado à declaração do Imposto de Renda. Um falso e-mail indica divergências nas informações declaradas e indica um documento para download. Cuidado! É mais um golpe.
Leia mais: Alerta de segurança: o golpe da falsa central de atendimento e como não cair nele
Aproveitando o período de declaração do Imposto de Renda, os criminosos enviam as mensagens falsas como uma tentativa de induzir os contribuintes a clicar em links maliciosos para realizar correções. Mas, alguns truques te ajudam a identificar a ação dos golpistas.
Golpe da declaração do IR
Segundo a Receita Federal, as mensagens enviadas pelos criminosos têm erros gramaticais e ortográficos. Além disso, outro fator que merece a atenção dos contribuintes é que a Receita nunca solicita dados pessoais por e-mail ou mensagem de texto.
A recomendação é nunca clicar em links que chegam por meio de tais mensagens, pois é mais um indicativo de golpe. Eles direcionam as vítimas para sites falsos que simulam o portal da Receita Federal.
Na tentativa de convencer ainda mais as vítimas, os criminosos usam termos técnicos e datas específicas para dar credibilidade à mensagem. Por isso, tenha muita atenção para se proteger.
Desconfie de mensagens suspeitas
A Receita Federal não solicita correções por e-mail ou mensagem de texto, e esse é mais um ponto que merece a atenção dos contribuintes. Em caso de dúvidas, a recomendação é acessar o portal da Receita Federal pelo site oficial, e não por meio de links que chegam por e-mail ou mensagens de texto.
Por meio do site oficial é possível verificar se há pendências na sua declaração. Além disso, tenha o costume de manter o seu antivírus atualizado, pois isso pode ajudar a proteger o seu computador contra malware. A Receita Federal solicita que, se você receber uma mensagem suspeita, comunique a tentativa de golpe pelo telefone 146.
Comentários estão fechados.