“Vice-versa” ou “vice e versa”: qual é o jeito certo de escrever?
O uso da expressão vice-versa é comum no dia a dia, mas na hora da escrita, uma dúvida toma conta de muitas pessoas. Veja a forma adequada!
A dúvida entre “vice e versa” e “vice-versa” é muito comum na hora de escrever essa expressão tão popular e usada pelos brasileiros.
A dúvida surge e um simples detalhe pode comprometer a qualidade da sua escrita.
Pensando nisso, aprenda agora o jeito correto e nunca mais erre.
Leia mais: Já viu no dicionário? Língua Portuguesa ganha uma nova palavra!
A confusão pode ter diversos motivos. Um deles está relacionado à origem do termo, que é latina. Quando ao significado, “vice versa” significa “mudando de lugar”, “trocando a ordem”.
Contudo, no português antigo, a expressão era escrita como “vice versa”, sem o hífen.
“Vice-versa” ou “vice e versa”?
Segundo a norma ortográfica vigente da língua portuguesa, a forma correta de escrever a expressão é “vice-versa”. Isso acontece porque o hífen indica a união de duas palavras, “vice” e “versa”.
No contexto de reciprocidade, “vice-versa” significa que algo se aplica de forma mútua. Já na contrariedade, indica que algo se aplica de maneira inversa. Para simplificar, veja alguns exemplos abaixo:
- “A professora falou com os pais e vice-versa.” – Isso quer dizer que a professora conversou com os pais, e os pais também entraram em contato com a professora.
- “Ele me ajudou e vice-versa.” – Indica que uma pessoa ajudou a outra, como se ambos tivessem algo a acrescentar de relevante para o aprendizado do outro.
Em caso de dúvida, é sempre importante buscar as formas corretas de usar as expressões.
Crie o hábito de ler mais, treinar a escrita, assim como consultar dicionários e outras fontes confiáveis para tirar dúvidas sobre a ortografia das palavras.
Ao ler com mais frequência, você consegue se familiarizar com a norma ortográfica da língua portuguesa e encontrar as melhores maneiras de uso.
O processo pode levar um pouco mais de tempo, até que isso se torne natural para você, mas com constância e uma boa rotina de estudos, em pouco tempo os bons resultados chegam.
Comentários estão fechados.