Compulsão alimentar: entenda o que é e saiba como se livrar desse distúrbio
A compulsão alimentar é um problema cada vez mais presente na saúde pública. Entenda agora mesmo o que é esse mal e como combatê-lo!
A chamada compulsão alimentar tem acometido cada vez mais pessoas e, segundo os especialistas, tem ligações com problemas de ordem psicológica.
Também de acordo com especialistas em nutrição, essa condição é um distúrbio caracterizado pelo consumo desordenado de alimentos.
A pessoa acometida costuma comer grandes quantidades de comida, sem ao menos ter noção do que está ingerindo e nem se quer ter fome no momento.
Geralmente esses indivíduos relatam que comem para se sentir bem, achando nos alimentos uma espécie de refúgio para encontro de satisfação pessoal.
O problema torna-se grave por causa do teor dos alimentos ingeridos, que muitas vezes são hipercalóricos e com baixos níveis de nutrientes.
Isso causa problemas diversos no organismo do compulsivo, desde má digestão até obesidade, passando por problemas hormonais e cardiovasculares.
Causas da doença
A compulsão alimentar geralmente possui ligações com questões psicossomáticas e relacionadas ao sistema digestivo em si.
Nos casos em que tem raízes em problemas digestivos, podem ser notadas deficiências na resposta do organismo a estímulos alimentares.
O sistema digestivo não envia ao cérebro a “mensagem” de que o indivíduo está saciado, dando margem para mais ingestão de alimentos.
No entanto, a esmagadora maioria dos casos de compulsão alimentar têm origem em problemas psicológicos.
Os compulsivos alimentares geralmente são indivíduos com baixa autoestima e que portam problemas como ansiedade e depressão.
Principais sintomas
(Imagem: wayhomestudio/Freepik/reprodução)
Fique atento aos principais sintomas que pessoas que estão em um quadro de compulsão alimentar apresentam:
-
Comer muito rápido, literalmente enchendo a boca e engolindo tudo rapidamente em seguida;
-
Sempre recorrem a comida, geralmente fast foods, quando algo estressante acontece;
-
Levam comida para o quarto ou comem escondido de outras maneiras;
-
Apresentam um ganho de peso evidente;
-
Frequentemente tentam induzir o vômito ou a evacuação para “abrir espaço” para mais comida;
-
Dentre outros.
Como se livrar do problema?
Primeiramente, para se livrar da compulsão alimentar é necessário admitir o problema e ter a certeza de que está acometido, por meio da observação dos sintomas.
Em seguida, o mais indicado é procurar ajuda de um clínico geral ou nutricionista. A depender da situação, um psicólogo ou psiquiatra também pode ser requisitado.
Nessa seara, a realização de exames nunca pode ser descartada. Afinal, geralmente a compulsão alimentar só se torna alarmante quando o indivíduo apresenta mais problemas físicos decorrentes da alimentação desregulada.
Em todo caso, fique atento ao comportamento de amigos, familiares e ao seu próprio!
Comentários estão fechados.