Google lança ferramenta com IA que facilita a criação de vídeos
Descubra como o Google Vids vai transformar a produção de vídeo com integração completa ao Google Workspace.
O Google Vids, apresentado no Google Cloud Next 2024 em Las Vegas, é a mais recente inovação do Google Workspace, projetada para transformar a maneira como as empresas criam conteúdo de vídeo.
O que é o Google Vids?
Diferentemente de ferramentas que geram vídeos diretamente de textos, como o Sora da OpenAI e o Lumiere do próprio Google, o Google Vids não busca criar vídeos do zero.
Ao invés disso, ele utiliza a inteligência artificial (IA) para orquestrar e otimizar componentes de vídeo existentes — como documentos, imagens e clipes — integrando-os em narrativas coesas e envolventes.
A ferramenta se destaca por permitir uma integração fluida com outras aplicações do Google Workspace, como Docs, Sheets e Slides.
Isso facilita a colaboração em tempo real e a produção de conteúdo de maneira eficiente e menos intimidadora.
Também é muito útil, por exemplo, para departamentos de RH e equipes de gestão que precisam comunicar informações complexas ou atualizações corporativas de forma mais dinâmica e acessível.
Lançamento Google Cloud Next – Imagem: Frederic Lardinois/Techno Cruch/Reprodução
Como são criados vídeos no Google Vids?
A elaboração de conteúdo no aplicativo começa com o usuário fornecendo um roteiro e selecionando documentos relevantes.
A partir daí, a IA da plataforma, chamada Gemini, sugere um storyboard que o usuário consegue editar.
O próximo passo é a escolha de um template de vídeo, que pode variar de propostas de pesquisa, dados de metas, atualizações trimestrais de negócios, entre outras possibilidades.
Com essas escolhas feitas, o Google Vids então gera um rascunho inicial do vídeo, incorporando as mídias que foram fornecidas, música, transições e animações adequadas.
Os usuários ainda têm a opção de adicionar narração automatizada ou gravar a própria.
A ferramenta promete não só economizar tempo, mas também aumentar a qualidade e o impacto dos vídeos corporativos.
Desse modo, a tecnologia garante até que os usuários sem experiência prévia em edição de vídeo consigam produzir conteúdos de alta qualidade.
Previsto para ser lançado em junho como parte dos Laboratórios do Workspace, o Google Vids ainda está nos estágios iniciais de testes e feedback, o que é de extrema importância para seu desenvolvimento antes de um lançamento.
Com informações do site Uol.
Comentários estão fechados.