Você fala “asterístico” ou “asterisco”? Saiba qual é o certo
Veja a forma correta de se referir à aquela estrelinha usada para destacar palavras e termos específicos.
O símbolo asterisco (ou seria asterístico?) é graficamente representado como uma pequena estrela de oito, seis ou cinco pontas: (*).
Originário do grego “asteriskos“, que significa “pequena estrela”, ele remonta à antiguidade clássica, quando era utilizado em manuscritos para destacar ou corrigir trechos.
Ao longo da história, o asterisco foi incorporado em diversas práticas, desde marcações em textos antigos até modernas linguagens de programação e uso indiscriminado nas linguagens da internet.
O correto é “asterisco” mesmo?
Imagem: Freepik/Reprodução
Sim, o jeito certo de se referir a esse símbolo é com a palavra asterisco. Muitas pessoas, no entanto, acabam utilizando a forma “asterístico”, que é incorreta.
A confusão provavelmente surge da semelhança com outras palavras do português que possuem a terminação “-ístico”, mas não há base etimológica ou gramatical para essa variação.
Para entender melhor, basta dizer que a raiz “aster-” é comum em palavras relacionadas a estrelas, como “astronomia” e “astrologia”, assim como essa palavra grega em específico.
O sufixo “-isco”, outro pedaço de asterisco, é típico na formação de substantivos em português e outras línguas latinas, não devendo ser confundido com “-ístico”, que é empregado em adjetivos, como “artístico” ou “logístico”.
Ademais, a palavra “asterisco” deriva diretamente do grego e não sofreu alterações nesse aspecto ao ser incorporada ao português. Ela foi apenas traduzida e colocada no nosso dicionário.
Usos do asterisco
Na escrita, esse símbolo pode indicar notas de rodapé, como em “Este estudo apresenta dados recentes sobre a economia.* (* Ver Tabela 1)”.
Em linguagens de programação, o asterisco é frequentemente utilizado para representar multiplicação, como em “int resultado = 5 * 3;”.
No design gráfico e em tipografias, o asterisco é usado para criar padrões visuais ou destacar informações específicas.
Nas redes sociais, ele pode substituir letras em palavrões ou ser usado em marcações estilísticas, como em “*negrito*”, por exemplo.
Enfim, o asterisco (e não asterístico) está praticamente em todos os lugares, e agora você sabe como chamar esse símbolo pelo nome correto!
Comentários estão fechados.