Não foi você que levou multa? Veja truque para evitar pontos na carteira
O ideal mesmo é respeitar as leis de trânsito para evitar acidentes. No entanto, há casos em que o infrator não é o proprietário do veículo.
Levar uma multa de trânsito é algo desagradável por dois motivos. Primeiro porque resulta em um prejuízo financeiro inesperado, o qual sempre impacta nas finanças. Segundo porque acarreta a perda de pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o que também pode levar à suspensão da carteira.
Por conta disso, se alguém somar 40 pontos em um período de um ano, vai precisar passar por um curso de reciclagem.
No entanto, outro problema é que muitas vezes as multas que vão para um determinado condutor não são necessariamente dele.
Isso porque as multas, quando não são notificadas pessoalmente, vão para o proprietário daquele veículo.
Assim, mesmo que outra pessoa esteja dirigindo no momento, é o dono do carro que vai ficar com a multa e os pontos inicialmente.
Como ‘driblar’ as multas de trânsito?
Confira truques para evitar multas de trânsito – Fotos: Pixabay
Mas você sabia que há uma forma de conseguir driblar as multas de trânsito e os pontos?
Neste caso, não se trata de ‘maracutaia’ nem de nada ilegal, mas de algo que pode ser feito de forma legal e que servirá como um recurso interessante para quem precisa evitar perder pontos na carteira por infrações de terceiros.
No caso, o proprietário do carro que levou a multa deve entrar no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Em seguida, deve selecionar ‘Veículo’ e identificar seu carro no app.
Depois disso, deverá clicar em ‘Principal Condutor’ e digitar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) do condutor principal do veículo.
Dessa forma, se outra pessoa tiver dirigido seu carro e levado multa, ela que será a responsável por arcar com o valor devido e, principalmente, com os pontos na carteira.
Até porque a multa pode ser paga por qualquer pessoa, mas os pontos sempre ficam com o proprietário do veículo. Dessa maneira, selecionar essa opção do condutor principal no aplicativo é sempre uma boa alternativa.
Contudo, isso também deve acontecer antes de uma multa ser aplicada. Além do mais, o dono do carro vai indicar um principal condutor, sobretudo quando outra pessoa também dirige aquele veículo.
Multas serão direcionadas
Quando o principal condutor do seu veículo for outra pessoa, esta segunda receberá automaticamente as multas e a perda dos pontos em caso de infração. Essa medida é muito útil quando um carro tem mais de um condutor no dia a dia, por exemplo.
Contudo, independentemente dessa técnica, o mais importante é saber respeitar as leis de trânsito. Até porque as leis existem para evitar acidentes e garantir a integridade das pessoas no carro.
As multas são uma forma de coibir os abusos cometidos por muitos motoristas no dia a dia.
Comentários estão fechados.