Jamais poste estas 10 coisas nas redes sociais; veja os riscos
Embora seja de grande utilidade, a internet e as redes sociais podem representar riscos a quem não mede as consequências dos próprios atos.
As redes sociais são importantes meios de interação pessoal e até mesmo profissional.
Afinal, além de nos proporcionarem a possibilidade de acompanhar notícias e o dia a dia de familiares, amigos e até de artistas, essas plataformas tornaram-se ferramentas essenciais na internet atualmente.
Contudo, as redes sociais não são uma terra sem lei e nem um lugar isento de perigos. Em razão disso, é necessário que sigamos algumas dicas para evitar problemas e garantir nossa integridade.
Confira a seguir 10 coisas que você jamais deve postar nas suas redes sociais se não quiser arrumar problemas para si mesmo ou às pessoas ao seu redor.
10 coisas que você não deve postar nas redes sociais
1. Identificação pessoal
Algumas informações que levam às nossas identificações pessoais podem ser um chamariz para os golpistas nas redes sociais.
Ao expor dados privados, facilitamos a vida dos criminosos, que podem desvendar nossas senhas a partir dessas informações, por exemplo.
2. Expectativas de viagem
Outra dica importante é não anunciar nas redes sociais que vai tirar férias em determinado período. Também é aconselhável evitar postagens durante a viagem.
Isso pode deixar sua casa vulnerável, e aqueles que já estejam te monitorando podem aproveitar sua ausência para agir e cometer crimes, como furtos.
3. Dados de localização
Até mesmo os dados da localização onde se encontra em determinado momento devem ser preservados.
A revelação pode facilitar, por exemplo, sequestros e até mesmo o aproveitamento de sua ausência para entrarem em sua residência.
Confira 10 dicas do que não fazer nas redes sociais – Fotos: Pixabay
4. Bens de alto valor
Também evite ostentar eventuais carros caros e joias que tenha adquirido.
Isso é também um chamariz para criminosos, que poderão perceber que você tem dinheiro e podem armar algum golpe, além do risco de roubo e invasão à sua residência.
5. Fotografia de crianças e menores
Esse tema é ainda mais sensível, mesmo quando se trata dos próprios filhos. No futuro, eles podem não gostar de se ver, por exemplo, sem roupa nas redes sociais, mesmo quando eram bebês.
Além disso, há o risco de pedófilos que agem em busca de fotos de crianças.
6. Reclamações sobre o seu trabalho
Outro ponto importante nas redes sociais é evitar críticas, mesmo que veladas, ao seu local de trabalho. Isso pode até mesmo gerar demissão ou uma situação de mal-estar no ambiente de trabalho.
7. Jamais divulgue seus dados financeiros nas redes sociais
Agora, deixar dados financeiros nas redes, como o número de cartão de crédito, é ainda mais perigoso e torna-se um grande facilitador para os criminosos virtuais.
8. Informações de amigos e familiares
Do mesmo modo que deve evitar expor muitas informações pessoais em sua rede social, também deve tomar cuidado com amigos e familiares.
Afinal, isso pode colocar seus entes na mira de criminosos.
9. Premiações nas redes sociais
Essa pode até parecer uma coisa ‘batida’ e que ninguém cairia mais. No entanto, os falsos prêmios virtuais estão com tudo, e muita gente ainda pode ser enganada, tendo grande prejuízo.
10. Conversas sigilosas
Agora, o que também devemos evitar é expor conversas de assuntos sigilosos ou mesmo do meio profissional.
Devemos manter sempre a discrição, já que alguns termos podem ser interpretados de forma errônea e gerar mal-entendidos.
Comentários estão fechados.