Já pensou em entender o que seu cão ‘diz’ quando late? IA pode tornar isso possível
Projeto envolvendo IA (inteligência artificial) está sendo desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Michigan (EUA).
Um grupo de pesquisadores da Universidade de Michigan, Estados Unidos, afirma ter desenvolvido um sistema de inteligência artificial capaz de decifrar latidos, rosnados e grunhidos de cães.
A novidade foi apresentada em maio, durante a International Conference on Computational Linguistics, Language Resources and Evaluation, ocorrida na Itália.
Ainda segundo os cientistas, o modelo de IA passa por testes preliminares, mas já apresenta mais de 60% de acerto nesses testes.
Além de “decifrar” o que o cão “quer dizer” ao fazer seus sons, tal IA poderá supostamente decifrar a idade, o sexo e a raça do animal com base apenas em dados da sua vocalização.
Já imaginou entender o que o seu amigão “diz”? – Imagem: reprodução
Como foi desenvolvida IA que “traduz” latidos?
Os responsáveis pela novidade afirmam que o modelo de IA é baseado em outra IA arquitetada para lidar com a voz humana.
Para chegar ao resultado de agora, os pesquisadores estudaram os latidos de pelo menos 74 sons de sexos e raças variadas. Foram observados ainda os comportamentos expressados pelos cães enquanto latiam.
A taxa geral de acertos do modelo de IA gira em torno de 62,2% em uma média geral, mas pode atingir até 90%, conforme o aspecto específico estudado.
Por ainda estar na fase de testes, essa IA ainda não foi disponibilizada ao público em formato de site ou aplicativo móvel.
Inclusive, o estudo original que baseia o projeto ainda precisa ser analisado mais profundamente por pares de seus desenvolvedores.
Comentários estão fechados.