Em um futuro próximo, smartphones terão ‘visão de raio X’; entenda

A funcionalidade virá de um chip com poder inédito de processamento.

Um grupo de pesquisadores das Universidades de Seul, na Coreia do Sul, e do Texas, Estados Unidos, desenvolveram um chip que pode tornar as câmeras de smartphones capazes de ver através de objetos.

Segundo informações preliminares, os cientistas teriam se inspirado nos poderes do Superman, o famoso super-herói que possui a chamada “visão de raio X”.

Com ela, o Homem de Aço se torna capaz justamente de ver o que existe dentro ou atrás de objetos sólidos.

Na verdade, o chip desenvolvido originalmente era muito grande para um smartphone, mas com o aprimoramentos o item foi ajustado e agora pode ser incluído no conjunto de câmeras dos telefones celulares.

Conceito e funcionamento do novo chip


Máquina de testes para o “chip de raio X” – Imagem: UTD/Reprodução

Para desenvolver o “chip com visão raio X” os pesquisadores ajustaram sinais de luz infravermelha em uma frequência bastante específica.

Após isso, o chip propriamente dito foi configurado com os padrões necessários para gerar os sinais de forma autônoma.

De acordo com os coautores do projeto, a faixa escolhida para a operação dos feixes ficou em um intervalo entre 200 Ghz e 400 Ghz.

Apesar de muito associado a essa nova tecnologia, o conceito de raio X não se enquadra aqui. Isso porque a frequência dos raios X é bem maior e, portanto, prejudicial à saúde humana.

De toda forma, nos testes feitos até agora os raios utilizados se mostraram fortes o suficiente para atravessar o papelão.

Tais tentativas demonstraram que o chip é capaz de “ver” através desse material quando posicionado a 1 cm de distância.

Ainda de acordo com os pesquisadores que desenvolveram a tecnologia, o objetivo é fazer com que o alcance dos sinais chegue até 12,7 cm. Esse deve ser o limite, já que uma tecnologia como essa pode se tornar uma arma na mão de criminosos, caso tenha um alcance maior.

Ainda não há previsão para o lançamento de smartphones que venham equipados com o chip. Isso deve levar algum tempo, já que a tecnologia segue sendo ajustada.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.