Nova tecnologia carrega bateria de celular em 1 minuto
Resultado de pesquisa nos Estados Unidos apresenta o supercapacitor, que pode ser usado em aparelhos e máquinas elétricas.
As baterias de celular estão com os dias contados. Uma tecnologia inovadora chega para deixar o carregamento dos aparelhos mais prático, sem a necessidade de esperar horas para isso.
Trata-se de um supercapacitor desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos. O item pode ser empregado para carregar a bateria de celulares e até de carros elétricos.
Diferença entre bateria e supercapacitor
A bateria de íon com lítio comanda o mercado, pois armazena grandes volumes de energia em pouco espaço. Contudo, ele precisa de mais tempo para carregamento e possuem uma vida útil mais curta.
Por outro lado, o supercapacitor apresenta menor capacidade de armazenamento de energia, mas pode carregar um celular de forma mais rápida. Com ele, seria possível completar a bateria de um aparelho em apenas um minuto.
Para isso, o supercapacitor acelera o movimento dos íons e, consequentemente, agiliza o processo de carga.
Por enquanto, o equipamento ainda está sob estudo liderado pelo professor-assistente Ankur Gupt no Departamento de Engenharia Química e Biológica da Universidade do Colorado.
Há outras pesquisas no mundo que visam a melhoria do rendimento das baterias, além de maior celeridade na hora de completar a carga do celular e de veículos.
Em alguns casos, já é possível carregar celulares em 10 minutos, com o equipamento Realme GT Neo 5. Entretanto, ainda não se chegou a uma recarga de 60 segundos, o principal objetivo da iniciativa.
Perspectivas para equipamentos eletrônicos
Agora, os especialistas esperam novas perspectivas positivas para os equipamentos eletrônicos que dependem de carregadores para funcionar.
A redução do tempo para a carga completa é apenas um dos benefícios do supercapacitor. O produto ainda diminui o desperdício de energia e aposta em mais eficiência para carregar celulares.
O supercapacitor promete revolucionar o mercado de eletrônicos quando chegar ao público e a agilidade será maior na hora de carregar celulares e a bateria dos carros elétricos.
Comentários estão fechados.