Por que sentimos mais fome em dias frios?

Nesse período, é comum ter mais vontade de comer e isso pode ocasionar até em aumento de peso.

O inverno chegou e, com o frio, também vem aquela vontade de tomar um café da tarde com bolo, chocolate quente e biscoitos.

No almoço e na janta, aquele prato reforçado também garante uma satisfação extra enquanto as temperaturas despencam do lado de fora.

Mas por que as pessoas sentem mais fome nos dias frios? Seria uma coincidência ou há alguma explicação científica para isso? Segundo especialistas, existe ligação entre o frio e o aumento da vontade de comer.

Por que eu sinto mais fome no frio?

Por que sentimos mais fome em dias frios? Veja a resposta

Comer é mais convidativo no frio – Imagem: Pixabay/Reprodução

De acordo com médicos endocrinologistas, o organismo gera mais energia nos dias de temperaturas baixas para manter a temperatura corporal adequada.

Consequentemente, esse gasto maior de energia faz com que o indivíduo sinta mais vontade de comer, daí surge aquela fome muitas vezes fora do horário habitual.

No entanto, há um alerta sobre os melhores alimentos para se consumir no período. A endocrinologista Lorena Lima Amato, em entrevista ao portal de notícias Terra, deu dicas sobre a melhor alimentação.

Durante o inverno, podemos comer diversos produtos, entretanto, com pouca caloria, como as frutas e legumes. Neste caso, são alimentos que não interferem no aumento do peso.

Além disso, as sopas, sempre tão consumidas no período, precisam de cuidado. É necessário consumi-las sem exagero, pois é uma comida que aumenta a saciedade por conta da água quente. Isso sem contar o excesso de caloria em muitas delas.

Atividade física é o caminho

No período de frio e com a maior ingestão de alimentos, a atividade física é uma indicação dos especialistas para compensar.

Apesar de muitos não terem ‘coragem’ de sair na rua, essa é uma forma de queimar calorias e ter um período mais saudável.

Quando chega o inverno, a atividade física ajuda a acelerar o metabolismo, gerando uma queima de caloria. Logo, proporciona melhor equilíbrio ao organismo e nos permite comer um pouco além da conta no período.

Por fim, o aumento da fome durante o inverno tem origem ainda na pré-história, no período glacial.

Naquele tempo, havia escassez de alimentos durante o inverno rigoroso e a ingestão de nutrientes mais gordurosos era necessária para suportar o período.

Até hoje, temos essa necessidade herdada de nossos ancestrais, que viviam condições climáticas adversas. Mas não se tinha o conhecimento técnico sobre o que motivava a fome nos dias mais frios.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.