Não carregue a bateria do seu celular DESTE jeito; é perigoso

Há algumas precauções necessárias na hora de conectar o celular à tomada para carregá-lo.

Os carregadores portáteis tornaram-se essenciais na vida moderna, pois hoje muitas pessoas dependem de seus celulares para trabalhar, estudar e se comunicar.

Tais dispositivos garantem que consigamos manter nossos smartphones carregados em qualquer lugar e momento, proporcionando comodidade e segurança.

No entanto, o uso inadequado de carregadores pode apresentar riscos significativos, especialmente no que diz respeito ao manejo das tensões elétricas das tomadas.

Nesse sentido, fabricantes de smartphones e carregadores, como a chinesa Huawei, destacam a importância de seguir a ordem correta ao conectar o carregador na tomada.

Não respeitar tal orientação pode resultar em uma sobretensão nos aparelhos conectados. Esta, por sua vez, causa danos ao carregador e ao celular e representa um risco ao usuário.

Há uma ordem segura ao colocar o celular para carregar – Imagem: reprodução

Aprenda o procedimento correto

Na realidade, não há como evitar completamente surtos de tensão no celular. Certa tensão é necessária para que haja um fluxo de energia suficiente para carregar o dispositivo. O que deve ser evitado são surtos de tensão enormes.

Para minimizar os riscos, siga esta ordem:

  1. Conecte a fonte do carregador na tomada: essa é a primeira etapa para garantir que a fonte esteja recebendo energia de maneira adequada antes de se conectar ao celular;

  2. Conecte o cabo de carregamento na fonte: após a fonte estar ligada na tomada, conecte o cabo de carregamento na fonte;

  3. Conecte o celular ao cabo: com a fonte e o cabo devidamente conectados, conecte o celular ao cabo de carregamento.

Esse procedimento ajuda a reduzir o risco de surtos de tensão perigosos ao aparelho e ao usuário.

Ao finalizar a carga, a ordem de desconexão também é importante:

  1. Desconecte o cabo do celular: primeiramente, retire o cabo do celular para interromper o fluxo de energia para o dispositivo;

  2. Desconecte o carregador da tomada: depois, desplugue a fonte da tomada. Essa ordem ajuda a evitar surtos de tensão reversos, que podem ser igualmente prejudiciais.

Seguir essas etapas simples pode aumentar a sua segurança e a longevidade de seus dispositivos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.