Descubra quais cores de tinta valorizam seu imóvel, segundo estudo

Dica é baseada em um estudo focado em entender os fatores que levam à valorização de um imóvel.

Construir uma casa pode ser um dos melhores investimentos da vida de uma pessoa. Além de proporcionar um teto para viver, uma propriedade gera segurança financeira, serve como fonte de renda extra através de aluguel e valoriza-se ao longo do tempo.

Diante de tudo isso, vale dizer que um dos aspectos mais importantes no que diz respeito à valorização de uma casa é o acabamento, especialmente a pintura dela.

Essa parte, muitas vezes temida por demandar muitos recursos financeiros, é um dos principais passos na finalização de uma residência e um fator decisivo na sua valorização.

Como exemplo, pintar a casa com algumas cores específicas pode aumentar significativamente seu valor. Esse fato foi endossado por um estudo recente realizado pela Zillow, uma empresa dos Estados Unidos especializada em aluguel de imóveis.

Qual cor você escolheria para pintar a sua casa? Imagem: reprodução

Quais cores valorizam imóveis?

No estudo da Zillow, um grupo de pesquisadores analisou imagens internas e externas de 135 mil imóveis nos EUA, inferindo que as cores de portas, paredes e fachadas impactam o potencial de valorização.

Portas em tons escuros, por exemplo, tendem a valorizar a casa. Cozinhas que mesclam branco e preto seguem a mesma tendência de valorização.

Imóveis pintados em tons claros e pastéis, como cinza-claro, bege e branco, são vistos de maneira mais positiva pelos compradores. Essa coloração é vista com bons olhos tanto para pintura interna quanto externa.


Que tal um cinza na sua sala? – Imagem: reprodução

De acordo com a pesquisa, a valorização ocorre pela percepção que os eventuais compradores têm sobre o imóvel, enxergando-o como mais “clean”, organizado e sofisticado. Tal impressão aumenta o valor de mercado da propriedade.

Além disso, tintas de cores mais claras são consideravelmente mais baratas, sobretudo o branco, o que gera economia para o construtor. Essa economia se traduz em aumento na margem de lucro em uma venda futura.

Então, quando você tiver a oportunidade de construir ou reformar um imóvel próprio, invista em tintas nas cores certas. Fica a dica!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.