Tomar café pode ajudar na queima de gordura, segundo estudo

Porém, existe uma quantidade ideal para quem deseja atingir esse objetivo.

O café é uma das bebidas mais apreciadas no mundo inteiro há séculos. Seus poderes vão muito além de proporcionar o estado de alerta provocado pela cafeína, seu principal princípio ativo.

O famoso líquido preto fumegante é uma verdadeira fonte de compostos bioativos que têm impacto na saúde e no bem-estar.

Recentemente, um estudo publicado no The Journal of Nutrition, da Sociedade Americana de Nutrição, dos Estados Unidos, associou o consumo de café à perda de gordura, especialmente à gordura abdominal, notoriamente difícil de queimar.

Tal descoberta pode ser empolgante para os amantes de um cafezinho que desejam se livrar dos famosos “pneuzinhos”.

O café pode ser um forte aliado na queima de gordura – Imagem: reprodução

Como o café ajuda a emagrecer?

Os pesquisadores acompanharam um grupo de homens e mulheres, com idades entre 20 e 69 anos, durante três anos. Essa faixa etária foi dividida ao meio, formando dois grupos de voluntários.

Além disso, foram separadas as pessoas que bebiam entre uma e quatro xícaras de café por dia. E os resultados foram surpreendentes, especialmente para as mulheres.

As mulheres entre 20 e 44 anos que consumiam de duas a três xícaras de café diariamente apresentaram 3,4% a menos de gordura abdominal do que aquelas que não bebiam café.

Para as mulheres entre 45 e 69 anos, o percentual foi ainda maior, com uma redução de 4,1% na gordura abdominal.

Nos homens, os resultados foram positivos, mas menos expressivos. Homens de 20 a 44 anos que bebiam duas ou mais xícaras de café por dia apresentaram 2,1% menos gordura abdominal em comparação com os que não consumiam a bebida. Porém, para os homens entre 45 e 69 anos, a redução foi de apenas 0,9%.

Por fim, os pesquisadores concluíram que ingerir até 240 ml de café por dia pode ajudar na perda de gordura.

Quantidades maiores podem diminuir a eficácia dos bioativos presentes na bebida responsáveis pela termogênese, o processo que queima a gordura.

Beba com moderação

Embora o café possa ser um aliado na perda de gordura quando consumido na medida certa, é importante lembrar que o excesso pode trazer efeitos negativos.

Portanto, é recomendado dosar corretamente a ingestão de café para aproveitar seus benefícios sem prejudicar a saúde.

Os amantes de café que desejam perder peso devem estar atentos às quantidades consumidas e manter um equilíbrio para obter os melhores resultados.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.