Você é difícil de lidar? Estes 5 traços prejudicam suas relações

Pessoas que possuem esses hábitos de vida deixam o ambiente mais pesado e comprometem o bom relacionamento.

A convivência entre as pessoas é um desafio, já que existem diferentes perfis e personalidades, além de necessidades e objetivos distintos.

Entender as situações adversas nem sempre é fácil e algumas características tornam as relações interpessoais complexas. Há ainda traços que atrapalham a convivência e fazem as relações pessoais menos harmoniosas.

A seguir, mostramos cinco características humanas que impedem um convívio saudável, seja em família, entre amigos ou no ambiente de trabalho. Será que você tem alguma delas?

5 características que comprometem a convivência

1. Excesso de rigidez

Pessoas inflexíveis, que não aceitam pensamentos diferentes, são mais difíceis de se conviver. Em diversas situações, é necessário saber ceder para garantir harmonia e ter um bom convívio.

Nesse caso, o indivíduo tem dificuldades em aceitar mudanças e novas perspectivas, o que torna o ambiente pesado e com menor possibilidade de entendimento.

2. Ausência de empatia

Confira 5 características interpessoais que prejudicam a convivência

Convivência é sempre um desafio – Imagem: Pixabay

A empatia é a capacidade que o indivíduo tem de se sensibilizar com o sentimento dos outros, mas nem todos conseguem ser assim. A centralização das ações torna a convivência difícil, já que os demais ficam em segundo plano.

Dessa maneira, pessoas com pouca empatia tornam o clima do local desagradável e com menor possibilidade de entendimento. Logo, é importante uma mudança de postura.

3. Pensamentos negativos

A vida é feita de momentos bons e ruins, porém, algumas pessoas consideram apenas os aspectos negativos. Isso torna a existência mais desgastante e triste tanto para quem age assim quanto para quem está ao redor.

O cenário ideal é tentar também ver o lado positivo das situações e agir com otimismo, algo que contribui para resultados mais satisfatórios.

4. Pessoas manipuladoras

Outro tipo de pessoa que dificulta a convivência são as manipuladoras. Suas ações geralmente acontecem de forma sutil, pelas quais se tenta usar alguém para obter os próprios objetivos. Isso gera um ambiente de desconfiança e até insegurança.

5. Falta de comunicação

A boa relação entre um determinado grupo depende de uma boa comunicação em que as necessidades e conflitos são apresentados. Entretanto, quando alguém tem essa dificuldade de se expressar, compromete a capacidade de buscar soluções.

Além disso, a falta de comunicação clara gera o chamado ‘mal-entendido’ e até situações de conflito interpessoal. Portanto, quem se comunica melhor, consegue os melhores resultados.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.