Qual é o país mais antigo? Resposta é mais complexa do que se imagina

Diversos pesquisadores estudam a origem das nações e das civilizações ao longo dos tempos.

Qual é o país mais antigo do mundo? Essa pergunta gera muita curiosidade, mas não é das mais simples de se responder.

Primeiramente porque o conceito de país é algo complexo e, desde que o homem passou a se organizar em grupos, houve mudanças grandes sobre a ideia de nação.

Podemos considerar a continuidade da identidade cultural de um lugar. Nesse caso, o Egito unificado sob a liderança de um mesmo faraó, surgiu há 3100 anos a.C. É uma nação que existe até os dias atuais, conservando muito do seu passado.

Primeiras civilizações nem sempre formavam um país

Qual é o país mais antigo do mundo? Resposta é mais complexa que se imagina

País mais antigo do mundo é difícil cravar – Imagem: Pixabay

Se considerarmos os primeiros agrupamentos de pessoas, a região da Mesopotâmia, no Oriente Médio, é uma das mais antigas. Por lá, surgiu a escrita e o avanço da agricultura de subsistência.

Outro lugar que está entre as primeiras civilizações do mundo é a Etiópia, na África. Embora não fosse uma nação institucionalizada, é lá que os cientistas descobriram Lucy, o fóssil de um Australopithecus afarensis, com cerca de 3,2 milhões de anos.

Até mesmo a pequena San Marina, encravada no meio da Itália, está na lista dos lugares mais antigos. Inclusive, considerando apenas as repúblicas, ela é apontada como o país mais antigo do mundo, já que surgiu no ano 301 d.C., e o Centro Histórico do local é considerado um Patrimônio Cultural da Unesco.

Já o Japão, que não era ainda um país formado como hoje, tem uma dinastia que está entre as mais antigas do mundo.

Nesse caso, acredita-se que a formação dele se iniciou em 660 a.C. e perdura ainda hoje, embora a sociedade local tenha passado por importantes transformações.

Peru tem civilização mais antiga das Américas

Agora, se nós viermos para o continente americano, o Peru possui a civilização mais antiga. Ao menos, é o que apontam os estudos feitos ao longo dos últimos anos.

A civilização Caral-Supe perdurou entre os anos de 3500 a.C. e 1800 a.C., em um local onde fica o Peru. Naquela época, o país ainda não existia, até porque só foi colonizado pelos europeus no século 16.

Por fim, a cultura Moche, ainda no Peru, é uma das mais antigas das Américas, pois existiu entre os anos 100 a.C. e 800 d.C. Mas ela também não é considerada um país, já que não houve uma continuidade institucionalizada.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.