Saiba tudo sobre o vício de linguagem que pode ARRUINAR sua redação
A maioria das pessoas nem se dá conta quando o utiliza, mas você pode aprender a evitar esse erro.
Erros de escrita podem prejudicar significativamente a qualidade de um texto, especialmente em provas discursivas, como as redações do Enem.
Tais falhas conseguem acarretar grandes descontos nas notas finais, comprometendo o desempenho do candidato.
Desde equívocos mais visíveis, como a falta de coerência e coesão textual, até erros sutis, como o uso inadequado de conectivos, todos merecem atenção máxima de quem escreve.
Apesar de menos perceptíveis para o autor, esses erros mais sutis de que falamos quase sempre são identificados por quem corrige as redações. Eles podem minar a clareza e a eficácia do texto, comprometendo sua nota final.
Um dos exemplos mais comuns desse tipo de falha é o uso inadequado ou massivo do gerúndio, também conhecido como gerundismo. É sobre esse problema que vamos falar mais detalhadamente.
Evite perder pontos nas redações de vestibular, do Enem e em questões de concursos – Imagem: reprodução
Um vilão “oculto” nas redações
O gerúndio é uma forma verbal que indica uma ação em andamento, geralmente terminada em “-ndo”, como “falando”, “comendo” e “estudando”.
Embora seu uso seja correto em determinadas situações, o problema surge quando se transforma em um vício de linguagem, conhecido como gerundismo.
O vício ocorre quando, como já dissemos, o gerúndio é utilizado de forma desnecessária ou incorreta, resultando em construções verbais prolixas e, por vezes, sem clareza.
O gerundismo é frequentemente observado em locuções verbais, especialmente na fala cotidiana, e pode facilmente migrar para a escrita.
Por exemplo, frases como “vou estar enviando”, “estaremos analisando” e “ela estará verificando” são exemplos clássicos de gerundismo.
Em uma redação, o uso excessivo ou inadequado do gerúndio pode tornar o texto confuso e redundante, impactando negativamente a fluidez e clareza da argumentação. Aqui estão alguns exemplos de frases incorretas com gerúndio:
-
“Vou estar enviando o relatório amanhã”;
-
“Estaremos verificando o problema”;
-
“Ela estará participando da reunião”;
-
“Eles vão estar chegando em breve”;
-
“Vou estar revisando o texto”.
O gerundismo pode resultar em perda de pontos em redações, pois passa a impressão de imprecisão e falta de objetividade. Em provas como o Enem, em que a clareza e a precisão são essenciais, evitá-lo é imprescindível.
Para evitar o gerundismo, basta praticar o seu oposto, ao optar por construções verbais mais diretas e objetivas. Por exemplo, substitua “vou estar enviando” por “enviarei” ou “vou enviar”, e “estarei enviando” por apenas “enviando”.
Manter-se atento a esse detalhe pode ser a diferença entre uma redação mediana ou ruim e uma excelente.
Estar ciente desses erros e evitá-los é crucial para garantir a clareza, objetividade e qualidade do texto, fatores essenciais para alcançar uma boa nota.
Comentários estão fechados.